Siga o OTD

Atletismo

Disputas acirradas marcam primeiro dia do Brasileiro Sub-16

A competição prossegue até domingo (16) no Complexo Esportivo de Timbó, Santa Catarina.

Juliany Costa Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-16 2022
Juliany Costa, campeã dos 1.000 m com obstáculos (André Schroeder/CBAt)

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo sub-16, da categoria de entrada nos eventos nacionais da CBAt, teve disputas acirradas no Complexo Esportivo de Timbó. A competição prossegue até domingo (16), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

+Caio Bonfim e Viviane Lyra levam o ouro na marcha de 35km

Juliany Costa (Geração Atletismo Cianorte-PR) venceu os mil metros com obstáculos em 3:14.25 e lamentou ter ficado a um segundo do recorde brasileiro da categoria. A atleta também foi campeã brasileira sub-18 dos 2.000 m com obstáculos este ano. “É meu terceiro título brasileiro, vou comemorar”, disse Juliany que ainda corre os 300 m com barreiras em Timbó. “Depois vou para as férias e base para 2023.”

Juliany treina na pista de terra do Atletismo da Praça Olímpica, em Cianorte, vai de bicicleta aos treinos, mesmo transporte que usava quando começou. “Só que eu ia com meu irmão mais velho Alexandre, de carona”, comenta a atleta que treina com Tamires Aparecida dos Santos. Milena Correa (Corville-SC) ganhou a medalha de prata, com 3:23.47, e Kawani Sofia de Oliveira Carneiro (Sport Club Recife) a de bronze, com 3:31.67.

Matheus Carvalho (Teutônia-RS) foi o campeão dos mil metros com obstáculos masculino com 2m47s59. Enzo Okuyama (PM São José dos Pinhais-PR) terminou em segundo (2m48s04) e Cauã Lucchesi da Silva (PREMA-PR) em terceiro (2m55s51).

Salto triplo

Yasmin de Oliveira Lana (USIPA-MG) venceu o salto triplo com 10,58 m (0.2). Sua melhor marca é 11,26 m – ficou longe, a chuva forte que caiu em Timbó atrapalhou, mas comemorou o título. “A marca eu poderia ter conseguido mais”, afirmou. O vídeo da medalhista olímpica com o revezamento 4×100 m Lucimar Moura, que sua equipe recebeu antes de viajar para Santa Catarina, serviu de inspiração.

“Eu corria 5 km desde pequena. A Lucimar mora perto de casa, e esse é o clube em que ela começou”, disse a atleta de 15 anos. “Ela falou que se ela conseguiu nós também podemos ter esse sonho.” A dupla da AA Paranavaí-PR Rafaela Garcia Brito, com 10,07 m (-0.7), e Ana Carolina Treiche, com 10,02 m, completaram o pódio do triplo.

Gabriel Martins Dutra (ASA-Sorriso-MT) foi o campeão brasileiro sub-16 do salto triplo masculino, com 12,88 m. Kauan da Silva de Vicente (SRM-SC) foi o vice-campeão com 12,61 m, e Benjamin da Silva Oliveira (AMAM-AM) o terceiro colocado com 12,52 m. 

“Foi difícil aquecer, minha marca poderia ter sido acima dos 13 metros. Era o objetivo, mas saiu 12,88 m. É meu primeiro título brasileiro e estou feliz. Agora é férias e depois retornar para a base para 2023”, disse Gabriel que completa 15 anos em novembro e na próxima temporada competirá no sub-18. Fazia futebol, mas nunca conseguia viajar para competir pela modalidade e a escolinha era cara. “Comecei a ver que o pessoal do atletismo competia e viajava e daí mudei”, contou Gabriel que treina com Marcos Vieira, em Sorriso, Mato Grosso.

Salto com vara

Pela manhã, Thays Araújo de Oliveira (AA Maringá-PR) travou um duelo com Letícia Lara Souza Santos (Orcampi-SP) no salto com vara. Thays ganhou a primeira medalha do Brasileiro Sub-16, de ouro, com 2,65 m, seu recorde pessoal na prova. A prata foi conquistada por Letícia, com 2,55 m, e o bronze por Natália Valcanaia (APA/Secel/Jaraguá do Sul), com 2,35 m.

Thays, campeã do salto com vara sub-16
(André Schroeder/CBAt)

Thays melhorou muito o seu recorde pessoal, que era de 2,50 m – do Campeonato Paranaense, em Cascavel. “Estava bem ansiosa, trabalhei muito para melhorar a minha marca. Agradeço a Deus, a minha treinadora, a minha família e amigos”, disse a saltadora que começou no atletismo na escola Gabriel Sampaio, de Maringá.

Outros resultados

Roni de Jesus Santos (Clube Magdalena-ES) venceu o lançamento do disco, com 54,95 m. Murilo Bezerra (Corville-SC) foi o segundo colocado, com 48,83 m, e Gabriel Carneiro (FECAM/ASSERCAM-PR), o terceiro, com 48,81 m. Roni fez o seu recorde pessoal e assumiu a liderança do Ranking nacional sub-16 no quarto lançamento – tinha 52 m do Estadual do Espírito Santo.

Roni foi praticar atletismo por influência do irmão Ronicleiton em Porto Belo, extremo norte do Espírito Santo. O Clube Magdalena tem 70 atletas e que treinam em pista de terra, projeto coordenado pelo professor Alan Rodrigues Batista.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Emily Mariana Santos da Silva (AD Centro Olímpico-SP) venceu a prova feminina (42,46 m). Kimberly de Souza Assiz (PM de Colombo) ficou em segundo lugar (41,22 m) e Yasmin Ekhardt (SRM-SC) em terceiro (36,87 m). 

Mais em Atletismo