Siga o OTD

Atletismo

Brasil ganha mais sete ouros no Sul-Americano Sub-18

Vanessa Sena dos Santos, Júlia Ribeiro e Vinícius Galeno subiram no topo do pódio e conquistaram 3 ouros para o Brasil no Sul-Americano Sub-18

Brasil tem performance impressionante no Sul-Americano Sub-20 de Atletismo
Vinícius Galeno levou o ouro nos 400m (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Três atletas que representaram o Brasil no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, em Cáli, na Colômbia, em agosto, brilharam na etapa da manhã deste sábado (10) na disputa do Campeonato Sul-Americano, no Estádio Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Vanessa Sena dos Santos, Júlia Ribeiro e Vinícius Galeno venceram as suas provas, garantindo mais três medalhas de ouro para o Brasil.

Vanessa, que havia vencido os 100m na sexta-feira (9), ganhou o salto em distância, com 6,39 m (0.4), novo recorde brasileiro sub-18, do Campeonato e a quarta melhor marca do mundo da categoria no Ranking da World Athletics. “Não esperava melhorar minhas marcas no Sul-Americano e consegui me superar nas duas provas. Estamos no final de temporada e eu disputei muitas competições este ano”, lembrou a atleta de 17 anos, que conseguiu 11.56 nos 100m.

Brasil Sul-Americano Sub-18 vanessa sena
(Foto: Wagner Carmo/CBAt)

No salto em distância, o Brasil conseguiu mais uma dobradinha. Nayza Gabrielli Donazan (Barra Bonita-SP) ficou com a medalha de prata, com 5,85 m (-0.3), seguida da argentina Victoria Zanolli, com 5,78 m (0.5).

+ Jade Lanai é campeã juvenil do US Open no tênis em cadeira de rodas

Dois ouros nos 400m

Nos 400m, Júlia Ribeiro quebrou o recorde pessoal e o paranaense da categoria, com 54.17 para levar o ouro para o Brasil. “Esta temporada está sendo maravilhosa, com várias conquistas especiais como os dos Jogos da Juventude, na Argentina, e da Gymnasíade, na França”, lembrou. “Quanto ao meu recorde nos 400m, a ficha ainda não caiu”. A venezuelana Ibeyis Romero Celis ficou na segunda colocação, com 55.66, seguida da equatoriana Genesis Nicole Cañola Pluas, com 56.00.

Nos 400 m masculino, Vinícius confirmou o seu favoritismo, vencendo com 47.41, seguido de Tainan Zart, com 49.05, em nova dobradinha. O argentino Ignacio Cabrera terminou em terceiro, com 49.40. “Estou muito feliz com o meu desempenho e espero continuar evoluindo. Quero muito estar já na Olimpíada de Paris-2024 e fazer história, correndo um dia na casa dos 43 segundos e brigar pelo recorde mundial”, disse o brasiliense de 17 anos.

O Brasil ainda conquistou medalhas de bronze no lançamento do dardo, com Isabela Rosa Dantas , com 41,92 m, e nos 2000m com obstáculo com Juliany Francisca da Costa fazendo um tempo de 7:33.96.

Presença ilustre

Neste sábado, teve autoridade importante do atletismo no Sul-Americano Sub-18. Presidente da World Athetics, Sebastian Coe veio para São Paulo e participou das entregas de medalhas na competição.

Brasil Sul-Americano Sub-18
Sebastian Coe entrega o ouro para Vanessa Sena (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

“É muito bom estar de volta ao Brasil, eu estive aqui pela última vez em 2019, com os meus amigos da Federação Sul-Americana de Atletismo em Manaus. Ainda mais em um campeonato importante em que vemos a performance do futuro do nosso esporte. Muito importante ver essa estrutura montada para os jovens para que eles não saiam do esporte”, disse Coe que nesta segunda-feira (12) participa da Assembleia da Sul-Americana, em São Paulo.

“Estou muito bem impressionado com o desenvolvimento do atletismo na América do Sul como mostrou a performance dos atletas do continente em Eugene”, disse Sebastian Coe referindo-se ao Mundial de Atletismo realizado em agosto. “Toda a América do Sul foi bem. E obviamente teve o o Alison dos Santos nos 400 metros com barreiras que também foi destaque na Diamond League”, completou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Etapa da tarde

Na segunda sessão deste sábado (10), o Brasil ganhou outras quatro medalhas douradas. Destaque para o desempenho dos barreiristas. A seleção brasileira teve duas dobradinhas, no pódio dos 110 m com barreiras masculino e dos 400 m com barreiras feminino.

Nos 110 m, Paulo Henrique Romualdo da Silva e Vinícius de Brito ocuparam os postos mais altos do pódio. “Tive de administrar as minhas atuações e fiquei fora dos 100 m para me poupar. Tenho feito muita fisioterapia por causa de uma contratura no posterior esquerdo e precisei competir com muito cuidado, embora não sinta mais dor”, comentou Paulo, de 17 anos, que venceu com 13.71. Já Vinícius, campeão brasileiro sub-18, saiu satisfeito da pista, além da medalha de prata bateu o recorde pessoal, com 13.78.

Nos 100 m com barreiras, a catarinense Natália Campreguer comemorou a terceira colocação com 14.19 (1.3). A festa foi dos atletas chilenos e argentinos, que invadiram o zona mista. Catalina Rozas, do Chile, obteve o tempo de 13.65, seguida de Helen Bernard Stilling, da Argentina, com 13.79.

Amanda Miranda (Geração Atletismo Cianorte-PR) não ficou feliz com a marca, mas comemorou o seu segundo título sul-americano sub-18 nos 400 m com barreiras, com 1.00.97. O Brasil teve dobradinha no pódio, com Maria Eduarda Chagas (Corville-SC) em segundo (1.02.13). A argentina Helen Stilling ficou em terceiro (1.02.67). “Gostei bastante do começo e me recuperei no final, apesar da ‘perdidinha’ que dei na curva. Amanda caprichou no visual para a sua última competição da temporada. A maquiagem ganhou gliter e o cabelo trancinhas, que leva duas horas para ficar pronto e foi feito pela amiga Ana Tardivo, deram o tom no visual caprichado.

Demais provas

No salto em altura, Gabriel Tavares da Silva Borges e Eric Guedes Cardoso conquistaram as medalhas de prata e de bronze, ambos com 1,93 m. O campeão foi o venezuelano Hector José Añez, com 1,96 m.

Camila Flach levou o ouro no lançamento do disco com 42,88 m, seguida pela argentina Selene Carrizo (41,46 m), com a prata, e pela brasileira Samanta Lopes, que ficou com a medalha de bronze (40,13 m). No arremesso do peso, Samanta Lopes ganhou a medalha de prata (14,21 m) e Camila Flach ficou na quarta posição (13,49 m). Belsy Viveros (ECU) ficou com o ouro (14,85 m) e Marisa Gonzalez (ARG) com o bronze (13,91 m).

Líder do Ranking Brasileiro do decatlo, com 5.409 pontos, o paranaense Igor Silvestre de Lima de Jesus (Geração Atletismo Cianorte-PR) comemorou muito a medalha de prata conquistada depois de dos dias de competições. Ele quebrou o recorde pessoal, somando 5.921 pontos.

O Brasil ainda conseguiu duas medalhas de bronze, com Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP), no salto triplo, com 11,74 m (1.5), e com Alberto Rodrigues dos Santos Filho, ouro no peso, na sexta-feira, e terceiro no disco, com 56,19 m neste sábado.

Revezamentos

A equipe de revezamento feminina do 4×100 m conquistou o ouro. A equipe formada por Amanda Miranda da Silva, Maria Fernanda Moreira Rosa, Vitória Lorrane Santos e Natália Campregher completou a prova em 47.25. No masculino, os brasileiros garantiram ao prata, depois da desqualificação da Argentina. Ariel Pisetta Ribeiro, Paulo Henrique Romualdo, Hyago Melo de Araújo e Thiago Zaniboni da Silva correram a prova em 42.27.

Após três etapas da competição, que reúne 269 atletas de 11 países, o Brasil lidera no quadro de medalhas e na classificação geral por pontos. A seleção brasileira tem 31 medalhas (9 de ouro, 13 de prata e 9 de bronze), seguido da Argentina com 15 (5, 4 e 6) e do Equador, com 11 (5, 3 e 3).

Mais em Atletismo