Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jade Lanai é campeã do US Open no tênis em cadeira de rodas

Jade Lanai vence japonesa Takamuro Yuma por 2 a 1 (7/5, 2/6 e 7/6) e se torna a primeira campeã juvenil de tênis em cadeira de rodas no US Open

Jade Lanai US Open
(Foto: Simon Bruty/USTA)

Teve resultado histórico para o Brasil neste sábado no US Open. No primeiro torneio juvenil de tênis em cadeira de rodas do Grand Slam de Nova York, a brasileira Jade Lanai foi campeã em simples e nas duplas. Ela ganhou da japonesa Takamuro Yuma por 2 a 1 (parciais de 7/5, 2/6 e 7/6) na final. Jade ainda venceu a final de duplas ao lado da norte-americana Maylee Phelps.

Jade começou bem na final de simples, conseguindo uma quebra de serviço logo na primeira oportunidade e abriu 3 a 0 no placar. Takamuro reagiu e empatou o set em 5 a 5 após dez games. Mas na sequência, Jade Lanai venceu dois games seguidos para fechar o primeiro set do jogo. No segundo set, o domínio foi da japonesa. Takamuro Yuma converteu quatro break points, para fazer 6 a 2 e forçar mais um set na partida.

+ Yaras param no Japão e vão disputar 11º no Mundial de Sevens

No set decisivo, novamente Takamuro saiu na frente abrindo 3 a 0 no início do set. A brasileira buscou o placar e encostou na japonesa. Takamuro sacou em 6/5 e chegou a ter dois match points, mas Jade conseguiu quebrar o saque e levar a decisão para o tiebreak. Em uma batalha ponto a ponto, Jade Lanai engrenou uma sequência de serviços ruins da adversária para engrenar e fazer 10 a 5 no tiebreak.

“Primeiramente parabéns Takamuro. Foi um grande jogo. Obrigada a todos torcendo por mim, família e amigos. E obrigada ao meu técnico pelo trabalho duro todo dia. E obrigado à organização do US Open por fazer isso acontecer”, afirmou a brasileira antes da entrega do troféu. Foi a primeira vez que um Grand Slam organizou um torneio juvenil de tênis em cadeira de rodas.

Bicicleta

Ainda neste sábado, Jade Lanai disputou a final de duplas do torneio juvenil de tênis em cadeira de rodas do US Open jogando ao lado da estadunidense Maylee Phelps. A dupla da brasileira venceu Ruby Boshop, do Reino Unido, e Lily Lautenschlager, dos EUA por 2 a 0, com um duplo 6/0. Jade e Maylee dominaram o jogo, com bom desempenho tanto quando sacavam, como quando recebiam o serviço.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outros torneios

No WTA 125 de Bucaresti, na Romênia, Carolina Meligeni foi eliminada na primeira rodada do qualificatório. ela perdeu para a romena Cristina Dinu por 6/3 e 6/2. Já Ana Candiotto teve uma partida interrompida na sexta-feira (9) no ITF W15 de Cancún. O jogo estava previsto para ser retomado neste sábado, mas o torneio segue suspense devido às fortes chuvas que atingem a cidade mexicana.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia