Siga o OTD

Atletismo

Alison dos Santos faz história e é campeão da Diamond League

Alison dos Santos sobra na final e é campeão da temporada da Diamond League nos 400m com barreiras

Alison dos Santos Piu Diamond League
Alison dos Santos sobrou e conquistou mais um título (Foto: Matthew Quine)

Imparável! Alison dos Santos é o campeão da temporada 2022 da Diamond League nos 400m com barreiras! Coroando um ano espetacular, Piu venceu nesta quinta-feira (08) a etapa final do principal circuito do atletismo do planeta, em Zurique, na Suíça, com a marca de 46s98, e tornou-se o primeiro homem brasileiro a conquistar este título.

+ Brasil bate Argentina e vai à semifinal do Mundial de vôlei

Campeão mundial dos 400m com barreiras, Alison dos Santos chegou à final da Diamond League invicto na temporada e, por isso, como o principal favorito ao título. Nas etapas regulares do circuito, ele venceu todas as seis que disputou. Além de tudo isso, Piu não tinha seus principais rivais na disputa, o norueguês Karsten Warholm e o norte-americano Rai Benjamin, que não se classificaram para a final.

Por tudo isso, a expectativa era de que o brasileiro sobrasse na prova. E foi o que aconteceu. Piu assumiu a liderança logo no início e dominou a disputa de ponta a ponta, vencendo com 46s98. O segundo colocado foi o norte-americano Khallifah Rosser, medalhista de bronze no Mundial de Oregon, com 47s76. O também norte-americano CJ Allen fechou o pódio, com 48s21.

Alison dos Santos Rafael Pereira Almir Cunha Thiago Braz
(Foto: Twitter/Diamond League)

Com o feito, Alison dos Santos é o primeiro atleta brasileiro a conquistar o título da Diamond League, que é o circuito de atletismo mais prestigiado do planeta, em uma prova de pista. Ele é o segundo no geral, depois de Fabiana Murer, que venceu a disputa do salto com vara nas edições de 2010 e 2014. Curiosamente, Piu e Fabiana Murer também são os únicos brasileiros campeões mundiais de atletismo.

Outros brasileiros

O Brasil contou com outros três atletas nas finais da Diamond League: Thiago Braz, Rafael Pereira e Almir Cunha. O duas vezes medalhista olímpico Thiago Braz ficou em sexto lugar no salto com vara, após saltar para 5,72m. Ele obteve dois saltos válidos em nove tentativas, passando na terceira chance em 5,62m e em 5,72m. O vencedor foi o sueco Armand Duplantis.

Almir Santos foi o quinto colocado na disputa do salto triplo, marcando 17,10m, sua melhor marca na temporada. Ele registrou a tentativa em seu quarto salto, depois de ter queimado os três primeiros. O gaúcho ainda marcou 16,38m e 16,67m em seus últimos registros. O vencedor da prova foi o cubano Andy Diaz, com 17,70m, deixando o português Pedro Pichardo em segundo lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Um dos destaques do atletismo brasileiro neste ano, Rafael Pereira foi o nono colocado nos 110m com barreiras, com o tempo de 13s73. Ele teve um bom tempo de reação, mas tocou em muitas barreiras durante sua corrida e não conseguiu ficar em uma boa posição. O grande campeão foi o norte-americano Grand Holloway, com 13s02, seguido pelo jamaicano Rasheed Broadbell, com 13s06.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo