Siga o OTD

Atletismo

Piu curte momento de “estrela” e conta histórias pós título mundial

Em entrevista bem-humorada, Alison dos Santos conta histórias após a medalha de ouro no Mundial de Oregon

Alison dos Santos e mascote Pé Grande
Alison dos Santos participou de um desafio de dança com o Pé Grande (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Alison dos Santos tornou-se celebridade após seu título mundial dos 400m com barreiras. Não só pela forma como conquistou a medalha de ouro, batendo os dois melhores atletas da história da prova e quebrando o recorde do campeonato, mas também por seu carisma dentro e fora das pistas, Piu foi o centro das atenções do Mundial de Oregon, encerrado no último domingo (24). De volta ao Brasil, o corredor conversou com o Olimpíada Todo Dia, de forma leve e bem humorada, e contou histórias desde seus primeiros momentos pós competição, onde não conseguia andar pelas ruas de Eugene, até sua chegada em São João da Barra, quando foi recebido com uma surpresa inusitada de sua família. Confira a resenha completa no vídeo ao final da matéria.

+ Piu diz que é o homem a ser batido nos 400m com barreiras

“O negócio ‘tá louco’, ‘tá interessante’. Muita coisa está acontecendo. Depois da competição, eu ainda não parei. Estou tentando aproveitar o momento, curtindo o que está acontecendo. O Instagram não vi nada ainda direito porque eu não tive tempo. Cheguei de viagem, fui para a minha casa e tentei aproveitar a família, ficar um pouco com a minha sobrinha, ter aquele momento mais São Joaquim da Barra, de resenha e de sair com os amigos, mas foi loucura. Foi difícil”, resumiu Alison sobre o momento que está vivendo.

Já sendo medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Alison ganhou reconhecimento internacional principalmente após seu título mundial nos 400m com barreiras, que ocorreu em 19 de julho. Com 46s29, o paulista de 22 anos fez a terceira melhor marca de todos os tempos e desbancou o recordista mundial da prova, Karsten Warholm, que ficou fora do pódio. A expressiva marca e o título fizeram com que Piu tornasse muito popular no mundo todo. Suas redes bombaram e ele ultrapassou a marca dos 200 mil seguidores no Instagram em poucas horas.

Celebridade

Seu primeiro momento de celebridade veio logo após o ouro, ainda em Eugene, quando Piu saiu para comemorar. Chamou os amigos, foi comer uma pizza e nem precisou tirar a carteira do bolso, já que as pessoas o reconheciam e se ofereciam para pagar. Mas seu “ápice” de ser o centro das atenções veio no dia seguinte, quando saiu para comer e não conseguiu andar na rua, já que era parado a todo momento pelos fãs.

“Acordei muito cedo e estava muito cansado. Sabe quando você está naquela ‘nhaca’ e fala: ‘Nossa, só quero tomar um banho, deitar na minha cama e relaxar’?. Estava com a bateria social lá embaixo, só queria ficar um pouco quieto. E aí começamos a andar em uma rua que tinha uns 150 metros de onde estávamos até onde queríamos chegar. Demoramos quase duas horas para isso”, lembrou Piu.

Alison dos Santos medalha de ouro mundial de atletismo
(Foto: Carol Coelho/CBAt)

“Eu acho que eu sou o problema nessa situação, porque o pessoal fala: ‘E aí, como você está Dos Santos? Posso tirar uma foto contigo?’. E eu começo a conversar com a pessoa. Eu marquei um rolê em Barcelona, um na Turquia e um em Birmingham. E eu nem conhecia as pessoas. Teve um casal que vai mudar as férias deles para a gente curtir um rolê em Barcelona”, disse Alison, aos risos.

Truco e churrasco

Três dias após o título, Alison chegou ao Brasil, em 22 de julho. E logo de cara, precisou encarar um “perrengues”, como comprar um chip para o celular perdido e enfrentar o rodízio de seu carro – existe uma restrição à circulação de veículos em horários de pico na cidade de São Paulo, que varia de acordo com a placa final do carro. Depois de uma espera, partiu para São Joaquim da Barra, onde foi recebido com uma tentativa falha de surpresa por parte de sua família.

“Minha família não dá para fazer surpresa. Cheguei, estacionei o carro na frente e estava tudo apagado em casa. Fui pegar a chave, mas antes conferi se o portão estava aberto. Ouvi todo mundo falando no quintal e tudo apagado, não fazia sentido. Olhei por um buraco que tem no portão e via a silhueta de um monte de gente em casa. Falei: ‘pô, vocês são muito ruins de fazer surpresa’. Mas ‘meti o louco’ e fingi surpresa: ‘Ah, não sabia!’. Tem que ser ator se não eles vão ficar tristes”, disse, gargalhando.

Alison dos Santos Piu avança à final dos 400m com barreiras- Mundial de Atletismo
(Foto: Carol Coelho/CBAt)

Um de seus desejos ao retornar para sua cidade era organizar um churrasco e jogar truco com sua família. “Armamos o churrasco e todo mundo comeu bem. Agora, o truco acabou que não jogamos muito porque o rolê acabou ficando ‘na correria’. Eu sentava na mesa para jogar, aparecia alguém no portão que eu tinha que falar. Mas aproveitamos um pouquinho e nos divertimos. Eu, minha família e meus amigos conseguimos tirar um tempo para curtir”, falou Piu.

Memes

Piu contou que, apesar não ter visto tudo, ficou muito feliz com a repercussão e os memes feitos logo após a sua vitória. Um meme, em especial, lhe chamou muita atenção: o do “Piu Redentor”, em que o rosto de Alison substitui o rosto do Cristo Redentor, um dos principais marcos simbólicos brasileiros para o exterior. Esta montagem foi feita pela World Athletics e viralizou por todo o mundo. Alison conheceu os responsáveis pelas redes sociais da federação durante o Mundial e teve a oportunidade de cumprimentá-los pelas postagens.

“Eu dei um abraço na menina que fez o meu meme do Piu Redentor depois da medalha e falei: ‘eu te amo, vem cá’. Foi muito engraçado. Eles estão nesta vibe mais resenha e mais solta e eu estou adorando. É algo que chama atenção não só para nós atletas mas para eles também que estão se renovando. E eu passar essa sensação de ser um cara mais deslocado e servir de propaganda para eles é algo incrível para mim”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Dança com Pé Grande e convite a Rojas

Um dos momentos marcantes de seu título em Eugene foi uma quebra de protocolo feita pela própria organização. Alison foi chamado para a pista junto com o mascote do Mundial, o Pé Grande, e os dois protagonizaram uma batalha de dança que foi transmitida em rede nacional para os Estados Unidos. O vídeo dos dois dançando também repercutiu muito na comunidade do atletismo mundial.

Poucos dias depois, a venezuelana Yulimar Rojas, campeã olímpica, tricampeã mundial e recordista mundial do salto triplo, postou um vídeo em suas redes sociais também emendando alguns passos de dança. O OTD mostrou o vídeo para Alison, que prontamente topou mostrar à atleta alguns passos brasileiros. “‘Esquece. Rojas, vem com o pai. Eu vou te ensinar como dançar. Vai dançar eu, tu e o Aldemir [Junior, velocista], fechado. Vem comigo”, brincou Alison.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo