Siga o OTD

Atletismo

Darlan Romani avança para a final do arremesso de peso no Mundial

Darlan Romani faz a nona melhor marca e consegue uma vaga na final do arremesso de peso no Mundial de Atletismo Eugene 2022

Darlan Romani Mundial de Atletismo
(Foto: Jonne Roriz/COB/arquivo)

No primeiro dia de disputas do Mundial de Atletismo de 2022, disputado em Eugene, nos Estados Unidos, o Brasil teve três atletas avançando de fase nas eliminatórias. Darlan Romani se classificou para a final do arremesso de peso masculino, enquanto Rodrigo Nascimento e Erik Cardoso passaram para a semifinal dos 100m masculino.

No arremesso de peso, a marca de classificação direta para a final era de 21,20m. Darlan Romani havia feito 20,97m no seu primeiro arremesso, mas ele foi invalidado posteriormente pela arbitragem. Na segunda tentativa, conseguiu 20,98m. Essa foi a melhor marca do campeão mundial indoor, que terminou em nono lugar, garantindo uma vaga entre os 12 finalistas. O líder da eliminatória foi o campeão olímpico Ryan Crouser com 22,28m.

“Eu era o último da série a arremessar e começou a fazer frio e comecei a perder o aquecimento, a esfriar. Achei que tinha feito um primeiro arremesso de 20,97 m para entrar na prova, mas aí eles disseram que queimou. O terceiro também. Mas a final vem aí e é sangue no olho”, disse Darlan.

Outros dois atletas do Brasil participaram da prova. Wellington Morais ficou em 19º lugar com 19,80m. William Dourado foi o 21º com 19,73m.

+ Caio Bonfim termina em 6º no Mundial de Atletismo

Três atletas brasileiros participaram das preliminares dos 100m rasos masculino. Rodrigo Nascimento foi o primeiro a competir e avançou para a semifinal. Ele foi o terceiro colocado da sua bateria com 10s11, ficando apenas sete centésimos acima da sua melhor marca pessoal. Erik Cardoso fez um tempo de 10s18 e empatou no terceiro lugar da sua série com Benjamin Azamati de Gana. No photo finish, o brasileiro levou a melhor e ficou com a vaga na semifinal. Felipe Bardi terminou em quinto lugar na sua bateria com 10s22, sendo eliminado da disputa.

Provas de pista

Nas demais provas disputadas no Hayward Field, nenhum brasileiro conseguiu avançar de fase. No revezamento 4x400m misto, o Brasil correu com Douglas Mendes, Tiffani Marinho, Vitor Hugo de Miranda e Tabata Vitorino. O quarteto ficou em sexto lugar na sua bateria, terminando em 14º na classificação geral com 3min18s19.

Na outra prova de pista que tinha previsão de participação brasileira, Altobelli da Silva não competiu nos 3000m com obstáculos. O brasileiro não conseguiu embarcar a tempo para sua primeira prova no Mundial, porque ainda não tinha tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ele vai conseguir chegar nos EUA para a disputa dos 5000m.

Provas de campo

No salto em altura, Thiago Moura ficou em 18º lugar com 2,25m. Fernando Ferreira iria participar da prova, mas não viajou para os EUA devido a um problema para tirar o visto estadunidense. No distância, Samory Fraga foi o 27º colocado com 7,51m na sua melhor tentativa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No lançamento do martelo, Allan Wolski ficou no 26º lugar no masculino com 71,27m. Já no feminino, Mariana Marcelino foi a 29ª com 64,72m. No arremesso de peso, Ana Silva terminou em 26º lugar com 16,58m e Livia Avancini ficou em 28º com 16,13m

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Atletismo