Siga o OTD

Atletismo

Joaquim Cruz será o chefe da equipe brasileira no Mundial

Campeão olímpico em Los Angeles-1984, Joaquim Cruz comandará a delegação brasileira no Mundial de Oregon

Joaquim Cruz chefe equipe brasileira Mundial Oregon
Joaquim Cruz foi convidado, teve liberação do comitê americano, e será o chefe de missão no Mundial (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800m em Los Angeles-1984 e prata em Seul-1988, e um dos melhores atletas da história do Brasil, será o chefe da delegação brasileira no Campeonato Mundial do Oregon de Atletismo, como voluntário no Programa ídolos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que será disputado de 15 a 24 de julho, no Estádio Hayward Field, em Eugene, onde viveu sete anos.

+ CBAt convoca seleção brasileira para o Mundial de Oregon

“Recebi esta homenagem que considero única, que eu saiba, acho que nunca existiu no Brasil e no mundo. Tentando até agora achar um significado nisso tudo. Criar uma experiência nova para o Brasil e os Estados Unidos”, comemorou o campeão olímpico.

“Quando fui convidado, a minha primeira reação foi achar impossível. Sou funcionário do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, do Comitê Paralímpico e achei difícil trabalhar para o Brasil”, comentou Joaquim. “Mas acabou dando tudo certo e o Comitê disse que me apoiaria em tudo o que eu precisasse.”

Joaquim foi morar nos Estados Unidos em 1981. “Me mudei de Provo, em Utah, para Eugene, no Oregon, para estudar, treinar e competir. Foi lá que descobri o meu verdadeiro potencial para o atletismo. A cidade respira, fala sobre o atletismo o tempo inteiro e é considerada a capital da modalidade nos Estados Unidos”, lembrou Joaquim. “É um lugar muito especial, cidade de muita energia, uma coisa extraordinária.”

De Taguatinga para o mundo

Joaquim Cruz Atletismo
Joaquim Cruz no Troféu Brasil de Atletismo (Wagner Carmo/CBAt)

O brasiliense de Taguatinga, nascido no dia 13 de março de 1963, treinou no estádio da Universidade do Oregon por um bom tempo. “Fui bem em várias competições lá, é uma coisa do outro mundo. Só atleta que competiu lá entende o que estou dizendo”, afirmou.

De origem humildade (seus pais migraram do Piauí para a nova capital da República), Joaquim Cruz entrou para a história ao conquistar a medalha de ouro nos 800m na Olimpíada de Los Angeles-1984, aos 21 anos. Joaquim superou todos os favoritos da prova, e entre todos Sebastian Coe, o britânico que era então o recordista mundial (1:41.73) e é o atual presidente da World Athletics. Joaquim ainda conquistou uma segunda medalha olímpica, a prata dos Jogos de Seul.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além das medalhas olímpicas, Joaquim Cruz levou o bronze na primeira edição do Mundial de Helsinque-1983, aos 20 anos. E o bicampeonato pan-americano nos 1.500m (Indianápolis-1987 e Mar Del Plata-1995), e a marca de 1:41.77 nos 800m, obtida no Meeting de Colônia, da Alemanha, em 1984, que é até hoje os recordes brasileiro e sul-americano.

O campeão vive em San Diego, na Califórnia, com a família. “Saí de Eugene porque aquela área do Oregon tem muita plantação de feno e tive muita alergia. Vou levar medicamentos contra a alergia. Acho que vai dar tudo certo pelo fato de não estar correndo, usar máscara o tempo todo, não é só contra a Covid.”

Mais em Atletismo