Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Edenilson Floriani quebra recorde mundial no lançamento de dardo

Edenilson Floriani bateu o recorde mundial do lançamento de dardo classe F42 na segunda etapa do Circuito Nacional de atletismo paralímpico

Edenilson Floriani Circuito Nacional de atletismo paralímpico
(Foto: Alexandre Carvalho/CPB)

O catarinense Edenilson Floriani bateu o recorde mundial no lançamento de dardo, da classe F42 (para atletas com deficiência nos membros inferiores). A marca foi alcançada durante a 2ª fase do Circuito Nacional de atletismo, que ocorre neste sábado, 18, e no domingo, 19, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Edenilson lançou para 59,19m na manhã deste sábado e superou sua própria marca anterior de 56,56m, alcançada no dia 29 de setembro de 2019. “É uma alegria saber que estou voltando ao meu ritmo de antes da pandemia. Foi um período difícil e complicado para treinar. Sempre é bom melhorar o desempenho”, disse o atleta, que, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, disputou o lançamento de dardo e o arremesso de peso, ficando em 6º e 7º lugares, respectivamente. Na capital japonesa, sua marca no dardo foi de 55,54 m.

+ Rafael Pereira bate recorde pessoal no Meeting de Paris de atletismo

Vale ressaltar que tanto na 2ª Fase do Circuito Nacional como em competições internacionais, como os Jogos, Edenilson compete contra lançadores de outras classes. O recorde de hoje é referente apenas à sua classificação esportiva (F42).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O vento estava contra e ele influencia no nosso desempenho. Em dias como o de hoje, nós temos que tomar um cuidado maior para fazer o lançamento e manter o corpo aquecido o tempo todo. Eu, particularmente, não paro de me mexer”, relatou o Edenilson, que é natural de Joinville, representante do clube CEPE/SC e entrou no esporte paralímpico após sofrer um acidente automobilístico. Por causa do ocorrido em 2011, ele tem uma atrofia no joelho esquerdo. Neste domingo, o catarinense volta ao campo do CT Paralímpico para competir no arremesso de peso.

Mais em Paralimpíada Todo Dia