Siga o OTD

Atletismo

Vitória de Darlan e índices nos 100 e 110 m são destaques em SP

Darlan Romani venceu o arremesso de peso, enquanto Vitória Rosa fez índice para o Mundial nos 100m e Rafael Pereira e Eduardo de Deus nos 110m com barreiras

Darlan Romani torneio internacional são paulo de atletismo Vitória Rosa Rafael Pereira ouro Ibero-americano

Darlan Romani, campeão mundial indoor de atletismo, no arremesso do peso, em Belgrado, Sérvia, foi um dos destaques do Torneio Internacional São Paulo, disputado na tarde desta quarta-feira (27/4), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, ao confirmar seu favoritismo na prova. Além dele, os destaques foram Vitória Rosa, nos 100 m feminino, e Eduardo de Deus e Rafael Pereira, nos 110 m com barreiras, que fizeram índice para o Mundial de Oregon. A competição reuniu 172 atletas, sendo 62 estrangeiros. No domingo será realizado no mesmo lugal o GP Brasil.

Darlan Romani arremesso de peso Torneio Internacional São Paulo de atletismo
Darlan Romani venceu o arremesso de peso com a marca de 21,77 m (Wagner Carmo/CBAt)

O catarinense Darlan, de 31 anos, conseguiu a marca de 21,77 m na segunda tentativa, assumindo a liderança do ranking brasileiro do arremesso do peso. “Considero essa marca muito boa porque estou em treinamento pesado. Sempre quero mais, mas não estou em fase competitiva, mesmo porque voltei em março da Europa e recomecei a preparação”, comentou Darlan, que viaja na próxima semana, acompanhado do especialista cubano Justo Navarro, para um camping de treinamento em León, na Espanha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pelos contatos iniciais, o brasileiro, campeão sul-americano e pan-americano, compete na Liga de Diamante de Roma e em outros dois torneios na Polônia. Apesar de ser anunciado como atração do Prefontaine Classic, no dia 28 de maio, nos Estados Unidos, Darlan disse que não vai competir. “É uma viagem muito longa e desgastante. Prefiro continuar na Europa e só seguir para os Estados Unidos para disputar o Mundial de Oregon.”

Darlan superou mais uma vez o índice de 21,10 m, exigido pela World Athletics para o Mundial. “Domingo espero conseguiu novamente um bom resultado no GP Brasil”, completou. O nigeriano Enekwechi Chukwuebuka ficou na segunda colocação, com 21,19 m, seguido do brasileiro Welington Silva Morais, com 20,60 m.

Rafael Pereira e Eduardo de Deus Torneio Internacional São Paulo de atletismo
Rafael Pereira e Eduardo de Deus conseguiram índice para o Mundial no Torneio Internacional São Paulo (Wagner Carmo/CBAt)

Também brilharam o mineiro Rafael Pereira e o paulista Eduardo de Deus nos 110 m com barreiras. Eles fizeram uma prova extremamente disputada e terminaram com o mesmo tempo: 13.27 (0.7). Com isso, eles superaram o índice exigido de 13.32 e estão qualificados para o Mundial.

Rafael Pereira iniciou a preparação para Oregon depois de disputar o Mundial Indoor de Belgrado, em março. “Os 110 m estão muito fortes e no domingo podemos melhorar ainda mais o resultado”, comentou o atleta, muito feliz”. Gabriel Constantino ficou em terceiro lugar, com 13.39, 12 centésimos atrás de Eduardo de Deus.

Vitória Rosa venceu os 100 m rasos com 11.12 (com vento de 1.9 m/s), índice para o Mundial do Oregon (a marca mínima fixada pela World Athletics era 11.15). Ela voltou para a pista na última prova do dia para vencer também os 200 m, com 22.91.

Vitória Rosa 100 m Torneio Internacional São Paulo de atletismo
Vitória Rosa venceu os 100 m rasos no Torneio Internacional São Paulo e conseguiu índice para o Mundial (Wagner Carmo/CBAt)

“Estou muito feliz com o resultado. Era mais um ‘treino’, a gente não veio com um objetivo definido de tempo, mas corri solta e o tempo saiu. Eu sou competitiva até quando subo escada de shopping”, disse Vitória Rosa que está tratando uma lesão no quadril desde o fim do Mundial Indoor de Belgrado. “Abdiquei de algumas competições para me recuperar.”

Ana Cláudia Lemos foi segunda colocada nos 100 m (11.20) e Lorraine Barbosa (11.32), a terceira.  Nos 200 m inverteram as posições Lorraine foi segunda (23.15) e Ana Claudia, a terceira (23.16).

Um outro índice nos 100 m (11.82, com vento de -0.8 m/s) saiu da série B, com a jovem Vanessa Sena dos Santos, de 16 anos, para o Mundial Sub-20 de Cáli, Colômbia, de 1 a 6 de agosto. Foi o terceiro índice obtido pela atleta que já tinha marcas para ir ao Mundial no salto em distância e nos 200 m.

Erik Cardoso venceu os 100 m com o bom tempo de 10.13 m (0.8), seguido por Rodrigo Nascimento (10.20) e Felipe Bardi (10.23)“Foi um bom tempo, gostei graças a Deus e a Nossa Senhora. Estamos treinando bem, no Sesi, em Santo André, é minha terceira prova ao ar livre, depois do Mundial Indoor de Belgrado”. Erik volta a competir no domingo (1/5) no GP Brasil, de olho em manter o seu lugar na ponta do ranking e garantir a vaga no Ibero-Americano de Mucia, Espanha, de 20 a 22 de maio.

Nos 200 m, a vitória ficou com Lucas Rodrigues da Silva, com 20.34 (0.3). “Foi meu recorde pessoal, fiquei a 10 centésimos do índice para o Mundial que vai sair em breve (10.24). Estou muito bem e posso melhorar nos 100 m e nos 200 m”, disse o velocista. O segundo colocado foi Lucas Conceição Villar (20.67) e o terceiro Rodrigo Nascimento (20.77).

Mariana Marcelino venceu o lançamento do martelo, com 65,58 m. Melhorou sua marca este ano (era de 64,70 m), mas disse que está bem fisicamente e em condições de obter lançamento melhor. “Estou me sentindo muito bem, o lançamento está saindo fácil, mas faltam acertar alguns detalhes que fazem diferença de metros”, disse Mariana.

Nos 800 m, a uruguaia Déborah Rodríguez, campeã sul-americana, venceu com 2:03.90. “Sigo para a Europa na semana que vem e o meu objetivo é correr em menos de 2:00”, disse. A brasileira Jaqueline Beatriz Weber ficou em segundo lugar, com 2:04.60, seguida da chilena Berdine Pierre Castillo, com 2:06.99.

Mais em Atletismo