Siga o OTD

Atletismo

Felipe Bardi e Danylo Martins vencem provas na Argentina

Felipe Bardi e Danylo Martins vencem disputas do Grand Prix Sul-Americano de atletismo em Concepción del Uruguay, na Argentina

Felipe Bardi 100m Grand Prix Sul-Americano de atletismo 10s sul-americano atletismo
Felipe Bardi participou do Mundial indoor de atletismo há duas semanas (Wagner do Carmo/CBAt/Arquivo)

Sete brasileiros competiram no Grand Prix Sul-Americano de atletismo de Concepción del Uruguay, na Argentina, nesta sexta-feira (01º). Os destaques ficaram por conta de Felipe Bardi e Danylo Martins, que venceram os 100m e o salto em distância, respectivamente. Outros três pódios também vieram no dia, com grandes marcas de Allan Wolski, no lançamento de martelo, e Erik Cardoso, nos 100m.

+ Petrúcio Ferreira bate o recorde mundial dos 200m

Felipe Bardi venceu a disputa dos 100m do Juan Carlos Zabala, deixando para trás o argentino Florio Franco. Por problemas com o cronômetro da competição, as marcas oficiais da final não foram divulgadas. Erik Cardoso, que havia dominado as eliminatórias, acabou na terceira colocação.

Inicialmente, o tempo de Erik nas eliminatórias foi registrado como 10s06, com vento de +0.4. No entanto, justamente por conta dos problemas no cronômetro, a marca posteriormente acabou sendo invalidada. Bardi havia registrado 10s43.

Danylo Martins venceu a disputa do salto em distância masculino com 7,63m, três centímetros abaixo de seu melhor registro na temporada, de fevereiro. O brasileiro desbancou os argentinos Luciano Ferrari, que marcou 7,29m, e Brian Lopez, com 7,22m.

Allan Wolski ficou com o bronze do lançamento de martelo com 73,81m, sua melhor marca em quase cinco anos. O brasileiro, dono de quatro medalhas em Sul-Americanos de Atletismo, não conseguia um 73 alto desde julho de 2017. Apesar da ótima marca, ele ficou atrás dos chilenos Humberto Fernando Arzola e Gabriel Enrique Sabra na prova desta sexta, que tiveram 75,90m e 74,33m, respectivamente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Brasileiros também vão bem no meio-fundo

O olímpico Thiago do Rosário André ficou com a prata nos 1.500m, marcando 3m38s19, atrás apenas do argentino Bruno Federico, ouro com 3m37s38. Por pouco não houve uma dobradinha brasileira na prova, já que Guilherme Kurtz terminou na quarta colocação, com o melhor tempo de sua vida, 3m39s72. Ele ficou a menos de um segundo do terceiro colocado, o argentino José Zabala (3m39s05).

Única representante do atletismo feminino no evento, Jaqueline Beatriz Weber também marcou o melhor tempo de sua vida nos 1.500m. Ela anotou 4m18s07 e abaixou exatos seis décimos da antiga marca, registrada no Sul-Americano de 2021, em Guayaquil. Apesar do ótimo tempo, ela terminou na quinta colocação, em prova vencida pela argentina Mariana Borelli, a 4m16s16.

+ Thiago Monteiro toma virada e é eliminado do Challenger de Oeiras

As provas de atletismo em Concepción del Uruguay seguem neste final de semana, com as disputas do Grand Prix Sul-Americano Luis Brunetto, no sábado, e do Hugo Mario La Nasa, no domingo. Erik Cardoso e Felipe Bardi competirão nos dois dias, enquanto Thiago André, Guilherme Kurtz, Allan Wolski e Jaqueline Weber entrarão em ação no domingo. Além deles, participarão Matheus de Sá e Kauan Kamal (salto triplo); Welington Morais e William Venâncio (arremesso de peso); e Elton Junio e Talles Frederico (salto em altura).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo