Siga o OTD

Atletismo

Copa Brasil de Cross Country reunirá atletas no Espírito Santo

Competição definirá seleção brasileira para os Campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos de Cross Country

Tatiane Raquel cross country
Tatiane Raquel (Wagner Carmo/CBAt)

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) recebeu o pedido de inscrição de 107 atletas (54 mulheres e 53 homens), representando 50 clubes de 17 Estados e do Distrito Federal, para a disputa da etapa nacional da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, que será realizada no domingo (13) na cidade de Serra, no Espírito Santo.

Além dos atletas federados, cujas inscrições foram feitas pelos clubes, a competição terá ainda a participação de avulsos. “Fechamos as 200 vagas para os 6 km masculino e feminino e tivemos mais 200 inscrições para o festival das crianças. Foi uma grande procura e estamos bem felizes com o resultado das inscrições, inclusive com participação de atletas avulsos de outros Estados”, comentou o presidente da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), André Schieck.

A Copa Brasil Loterias Caixa definirá a seleção brasileira para a disputa dos Campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos de Cross Country, marcados para o dia 27, também em Serra. Estarão qualificados os seis primeiros colocados de cada categoria e gênero. As provas, tanto da Copa Brasil como as competições internacionais, serão realizadas em um percurso de 2 km a ser montado no Condomínio Alphaville Jacuhy, que fica na Rodovia do Contorno, km 278 (BR 101).

Os atletas avulsos deverão entregar 1 kg de alimento não-perecível, a título de inscrição, quando da retirada do número de peito da competição. O total arrecadado será destinado para a Casa de Repouso Clério Carvalho, que fica na Rua Castanheira, 156, em Balneário de Carapebus, em Serra.

+ Paulo Paula conquista prata na Meia Maratona Manuela Machado

Simone Ferraz Pan-Americano cross country copa brasil
Simone Ferraz é uma das que vai competir na Copa Brasil (Divulgação/CBAT)

Brasil todinho

Os participantes da etapa nacional foram classificados nas etapas regionais, disputadas no dia 20 de fevereiro em Castanhal (PA), Petrolina (PE), Bonito (MS), Poços de Caldas (MG) e Timbó (SC), nas categorias adulta, sub-20 e sub-18. Os três primeiros colocados da cada etapa, segundo regulamento, terão sua despesas custeadas pela CBAt, numa iniciativa inédita, assim como o treinador do primeiro colocado de cada categoria e gênero.

Entre os confirmados para domingo (13), destaque para duas atletas olímpicas: Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR), campeã em 2020, também em Serra, e Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC). Tatiane e Simone representaram o Brasil nos 3.000 m com obstáculos na Olimpíada de Tóquio-2021.

“Fiquei muito feliz com a vitória em Timbó e espero fazer um bom papel na etapa nacional”, disse a paranaense Tatiane, dona de inúmeros títulos no atletismo brasileiro e sul-americano, que usa o cross como preparação para as provas de obstáculos.

As etapas regionais receberam a inscrição de 515 atletas federados (334 homens e 171 mulheres). O número de inscritos mostra o interesse pelo cross.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O programa da Copa do Brasil é o seguinte:

7:00 – 6 km masculino/feminino – avulso
8:15 – 10 km feminino – adulto
9:10 – 10 km masculino – adulto
10:00 – Cerimônia de Abertura
10:30 – 500 m masculino – sub-12*
10:50 – 8 km masculino – sub-20
11:30 – 6 km feminino – sub-20
12:10 – 2 km masculino/feminino sub-16 *
12:40 – 1,5 km masculino/feminino sub-14 *
13:00 – 6 km masculino – sub-18
13:30 – 4 km feminino – sub-18

*Atletas do festival infantil de Cross Country

Mais em Atletismo