Siga o OTD

Atletismo

Nem o céu é o limite para Mondo Duplantis. Os fãs agradecem

Após quebrar seu próprio recorde mundial do salto com vara, astro sueco avisa que está pronto para ir além nas próximas competições

Duplantis salto com vara
Armand Duplantis salta para quebrar o recorde mundial mais uma vez (Word Athletics/Divulgação)

No começo do ano, o sueco Armand Duplantis, o “Mondo”, campeão olímpico em Tóquio-2020 e recordista mundial do salto com vara, deu uma entrevista a um jornal de seu país. O tema era sobre seus planos para a temporada de 2022, prestes a começar. Ao ser perguntado se imagina possível bater seu próprio recorde (6,18 m), Duplantis não pensou duas vezes. “Tentarei [o recorde mundial] sempre que tiver chance. Estou em boa forma, meu treinamento foi muito bom, sou o mais forte e mais rápido. Não acho improvável que o recorde venha a qualquer momento”, afirmou.

A previsão durou pouco tempo para se confirmar. Nesta segunda-feira (7), Armand Duplantis voltou a fazer o improvável, ao quebrar o recorde mundial em um meeting em Belgrado, na Sérvia, com a marca de 6,19 m. Com apenas 22 anos, o sueco já é dono dos quatro maiores saltos na história da prova, incluindo competições indoor (pista fechada) e ao ar livre.

+ Acompanhe o blog no Twitter, Facebook e no Instagram. Siga

Aqui, vale uma explicação: a World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), há alguns anos, estabeleceu que para efeito de registro de recorde, são consideradas tanto as marcas obtidas em qualquer tipo de competição. Daí porque a maior marca de Duplantis tenha sido alcançada em uma prova indoor, assim como na marca anterior, que já era dele desde 2018. Ao ar livre, ele também já tem o melhor salto da história, 6,15 m, na Liga Diamante de Roma (ITA), em 2020.

Até hoje, Armand Duplantis já saltou nada menos do que 38 vezes acima dos seis metros. Uma rara estatística na qual ele não é o protagonista nesta prova. Por enquanto. O ucraniano Serguei Bubka, outra lenda do salto com vara, superou esta marca 46 vezes.

E vem mais por aí

O que empolga mais quando se analisa a carreira de Mondo Duplantis é perceber que estamos vendo um livro ser escrito diante de nossos olhos e com dezenas de páginas em branco a serem preenchidas ainda.

“Eu não acho que foi o mais alto que poderia saltar. Haverá muito mais. Aqui [Belgrado] é um lugar muito bom para competir. O Mundial indoor daqui a duas semanas será um momento ainda melhor para tentar alcançar algo mais alto ainda”, afirmou o sueco. Os fãs do atletismo, em particular de Duplantis, não poderiam estar mais felizes ao ouvir isso.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Mais em Atletismo