Siga o OTD

Atletismo

Darlan Romani faz a primeira competição após volta do técnico

Brasileiro venceu o Torneio de Verão da Federação Paulista de Atletismo. Treinador cubano Justo Navarro ficou mais de um ano impedido de deixar o país caribenho por conta da Covid-19

Darlan Romani Jogos Olímpicos arremesso do peso atletismo
Darlan ficou em quarto nos Jogos de Tóquio (Jonne Roriz/COB/arquivo)

O brasileiro Darlan Romani venceu a prova de arremesso do peso do Torneio de Verão da Federação Paulista de Atletismo, o primeiro que ele disputou após a volta de Cuba do treinador Justo Navarro. O técnico ficou mais de um ano orientando Romani à distância depois de ser impedido de deixar o país caribenho por conta de protocolos de segurança sanitária ligados à pandemia de Covid-19. Navarro desembarcou no Brasil no primeiro dia do ano e o retorno foi muito comemorado pelo atleta.

A marca vencedora no Torneio de Verão foi de 20,06 m, obtida na segunda tentativa sob muita chuva. Conseguiu 19,13 m na primeira, 19,95 m na quarta, queimou duas e desistiu da sexta e última. Mohamed Daouda Tolo, da Arábia Saudita, que está treinando no Brasil, ficou em segundo com 19,54 m, seguido dos brasileiros Willian Denilson Venâncio, com 19,52 m, e Welington Silva Moraes, com 19,50 m. Vale lembrar que Darlan Romani terminou 2021 em oitavo lugar no ranking da World Athletics com 21,88 m, marca obtida em Tóquio.

Próximos objetivos

“Foi importante estrear na temporada e começar a pegar ritmo de competição. Provavelmente dispute a Copa Brasil de Atletismo no dia 6 de fevereiro”, disse Darlan Romani, referindo-se ao evento marcado para domingo (6) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista, São Paulo, mesmo local onde foi realizado o Torneio de Verão da Federação Paulista. “Este ano tenho dois objetivos, o primeiro é o Mundial Indoor em março e depois o Mundial do Oregon em julho. Em breve começa o circuito da Liga Diamante, na Europa.”

Justo Navarro arremesso de peso técnico do Darlan Romani
Justo Navarro (divulgação/CBAt)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A ausência de Justo Navarro, bem como a contaminação pelo coronavírus e uma cirurgia na coluna, atrapalhou a preparação de Darlan Romani para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O técnico está com o brasileiro desde 2010. Ainda assim, o brasileiro saiu com o quarto lugar. Ele é recordista sul-americano no arremesso do peso com 22,61 m, e também foi quarto colocado no Mundial de Doha em 2019 em campo aberto. O Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, está marcado para o período de 18 a 20 de março.

Mais em Atletismo