Siga o OTD

Atletismo

Rodrigo Mendes dos Santos garante mais um ouro no meio-fundo

Gaúcho levou o ouro nos 1.000 m com obstáculos e ganhou também a prova dos 1.000 m neste domingo no Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, em Cascavel, no Paraná, numa atuação firme, apesar da chuva que caiu na cidade pela manhã

Rodrigo Mendes dos Santos garante mais um ouro no meio-fundo
Rodrigo Santos vence 1.000 m (Wagner Carmo/CBAt)

O gaúcho Rodrigo Mendes dos Santos (ANR-RS) conquistou a segunda medalha de ouro na competição ao vencer os 1.000 m, com o tempo de 2h44min19, na manhã deste domingo (3), disputada em boa parte sob chuva, do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel, Paraná. Ele já havia vencido os 1.000 m com obstáculos na sexta-feira (1).

+Maria Eduarda de Oliveira conquista o segundo ouro no Brasileiro Sub-16

“A prova foi bem puxada porque o ritmo foi muito forte nos primeiros 300 metros e depois fomos diminuindo, mesmo assim não quebramos o ritmo e no sprint, nos últimos 200 m, consegui conquistar o título”, diz Rodrigo que lembra ter sentido dificuldades por causa da chuva. “A sapatilha encharca e fica mais pesado correr.”

Convite especial

Rodrigo foi convidado por Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, que prestigia a competição, para fazer a foto do aviãozinho (lembrando a sua comemoração em vitórias) e também os atletas de sua série foram conduzidos a pista pelo ídolo olímpico.

“Eu olho tudo o que aconteceu com o Vanderlei. Já vi umas mil vezes a prova olímpica do bronze. Vejo e revejo aquela corrida, me inspiro nele”, disse. “Minha expectativa principal era ganhar os 1.000 m, mas ganhei também os 1.000 m com obstáculos e estou muito feliz por estar levando os dois títulos para casa.”

Rodrigo Mendes dos Santos garante mais um ouro no meio-fundo  - Brasileiro Sub-16 de atletismo
Vanderlei Cordeiro de Lima conduz atletas dos 1.000 m rasos do Brasileiro Sub-16 de atletismo
(Wagner Carmo/CBAt

Gabriel Antônio Marques Claudino (APEV/Ponta Porã-MS) venceu também duas provas. Após vencer os 75 m, ganhou os 250 m, com 29s45.

“Foi uma prova equilibrada, meus concorrentes chegaram colados comigo. A chuva também dificultou, mas nada que me impediu de fazer o meu melhor. Venci com o meu PB nos 250 m”, disse o velocista de 14 anos, que começou aos 11 anos, no Projeto Atletismo de Ponta Porã.

Thiago Henrique Pestes Schuh (AATI-SC), com 29.77, levou a medalha de prata, seguido de Vinícius Gouveia Vieira (SESI-SP), com 30.06.

250m feminino

Nos 250 m feminino, Maria Fernanda Moreira Rosa (CT Maranhão-MA) foi a campeã, com 33.62, depois de ganhar a prata nos 75 m.

“Eu dei tudo. Sabia que tinha de sair forte e chegar forte, mas no final começou a pesar, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui levar o ouro”, comentou a atleta, que começou em 2018, com 11 anos, no Maranhão, mora em São Luís e treina com Nilson de Souza.

Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR) conquistou a prata, com 33.69, e Luise Rosa Braga (CASO-DF) ficou com o bronze, com 34.17.

Campeonato Brasileiro  Sub-16 de Atletismo
Maria Rosa vence os 250 m do Brasileiro Sub-16 de atletismo
(Wagner Carmo/CBAt)

1000m

A mato-grossense Júlia Silva Gonçalves (Barra dos Garças-MT), ganhadora da medalha de bronze no Sul-Americano Sub-18 em Encarnación, no Paraguai, venceu os 1.000 m.

“Foi uma prova excelente, mas não foi o meu recorde pessoal. Queria ter feito abaixo de 2:57, mas não estou acostumada com esse clima”, lembrou a atleta que começou com 13 anos, tem 15, treina com Sivirino Souza dos Santos. Ela também já compete no sub-18 e corre 800 m, 1.500 m e 3.000 m.

Ana Caroline Tabosa Teodoro (AMAM-AM) foi a vice-campeã com 3:04.45. Luise Rosa Braga (CASO-DF) levou o bronze, com 3:10.10.

Pentatlo

No pentatlo feminino, Thaynara Alves (AABLU-SC) levou o troféu de campeã, com 2.814 pontos, num grande desempenho. Nayane Izabel Braga (APCEF-MG) ficou em segundo lugar, com 2.254, seguida de Laura Graeff Borges Nunes (Geração Atletismo Cianorte-PR), com 2.110.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“O tempo não ajudou muito, mas eu consegui melhorar a minha marca, consegui fazer PB”, disse a campeã, de 15 anos, que treina com Pedro Nascimento e está no atletismo desde 2018. “Antes a minha prova era o distância, mas meu treinador achou que eu tinha chances de ganhar o pentatlo e eu fiquei nesta prova este ano para ver no que ia dar. Meu primeiro ano no pentatlo e meu primeiro título brasileiro. Estou gostando e acho que vou ficar.”

Arremesso de peso

Alberto Rodrigues dos Santos Filho (IPEC-PR) foi o campeão do arremesso do peso, com 15,99 m.

“Foi uma boa prova, muitos atletas melhoraram suas marcas. O setor estava bem molhado, mas os árbitros secavam e usamos magnésio para ter aderência do peso. A marca poderia ter sido melhor, mas fiz o meu PB”, disse Alberto que treina com Carlão Barbosa. Gabriel de Oliveira Gomes dos Santos (Atletismo Casado Garoto /Tupã) foi vice-campeão (14,70 m) e Arthur Amorim Ferreira Santiago (AABB/MT) o terceiro colocado (14,64 m).

Nos 5.000 m marcha atlética, Hawan de Oliveira Rodrigues (AERO-RN) foi o campeão, com 27:12.25, seguido de João Victor Rodrigues de Souza (CASO-DF), com 28:05.93, e de Thaillon Batista Profeta (USIPA-MG), com 34:04.01.

“Foi muito cansativo. A chuva forte atrapalhou muito. Minhas pernas estavam pesadas, mas deu certo”, lembrou Hawan, de 15 nos. Ele começou no esporte com 13 anos, em Cerro Corá, Rio Grande do Norte. O AERO (RN) ganhou o ouro na marcha atlética feminina e masculina. Ao atletas treinam com Edilson Oliveira.

Na prova que fechou o programa da manhã Luis Felipe Abilio Gomes Barbosa (IPEC) ganhou o lançamento do martelo (61,82 m). Entre as mulheres, a vitória no martelo ficou com Maria Eduarda Pinzan Alonso (Instituto Foz), com 47,12 m.

Rodrigo Mendes dos Santos garante mais um ouro no meio-fundo
Alberto Filho, do arremesso do peso
(Wagner Carmo/CBAt)

Mais em Atletismo