Siga o OTD

Atletismo

Maria Eduarda de Oliveira conquista o segundo ouro no Brasileiro Sub-16

Maria Eduarda Oliveira, campeã do triplo e altura
Wagner Carmo/CBAt

Maria Eduarda de Oliveira, de 14 anos, conquistou na tarde deste sábado (2) a segunda medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, que termina neste domingo (3), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel, Paraná. A chuva forte da tarde prejudicou um pouco o andamento das provas e o desempenho dos participantes, mas nada que afetasse o nível técnico.

A atleta de Barra Bonita-SP ganhou na sexta-feira a prova do salto triplo, com 11,12 m (-1.8), e venceu na quarta etapa da competição o salto em altura, com 1,59 m.

-Marlon Zanotelli vence a Queens Cup na etapa final da Copa das Nações

“Eu faço as duas provas, o triplo e o altura. Eu comecei no altura, mas não tenho uma preferida. Eu amo as duas. Eu melhorei minha marca – tinha 1,57 m. Tentei 1,62 m e não consegui por detalhes, passei alto, mas não ergui o quadril. Mas saio muito estimulada porque é o meu primeiro Campeonato Brasileiro”, disse a atleta.

Maria Eduarda Oliveira, campeã do triplo e altura
Wagner Carmo/CBAt

Geneciano Pereira da Silva, treinador de Maria Eduarda, lembra a evolução da saltadora. “Ela melhorou muito de um ano para cá. Está comigo há três anos, mais efetivamente há um ano e está tendo resultados expressivos no triplo e no altura e corre barreiras também”, disse. “Ela ganhou duas medalhas de ouro, mas tem muito a desenvolver ainda. Estamos trabalhando passo a passo para que ela consiga se desenvolver aos poucos, mas de forma significativa.”

Maria Eduarda Conceição da Silva ficou com a medalha de prata, com 1,50 m, seguida de Lívia da Silva Américo, com 1,47 m.

Pódio duas vezes

O paranaense Eric Guedes Cardoso foi outro destaque. Ele venceu o salto em altura, com 1,75 m, e terminou em terceiro lugar no pentatlo, garantindo duas medalhas. Aos 15 anos, mostrou potencial.

Eric Cardoso, bronze no pentatlo, ouro no salto em altura no Brasileiro Sub-16 de atletismo
Wagner Carmo/CBAt

“Estou muito cansado, porém extremamente feliz por chegar aqui e ser campeão brasileiro no salto altura e bronze no pentatlo, prova que eu nunca havia feito antes”, comentou. No pentatlo, Eric saltou 1,88 m no altura, sua melhor marca pessoal. Ele entrou no atletismo em 2017, na escolinha, em Paranavaí, na cidade em que nasceu. Disputou o Brasileiro Sub-18, em São Paulo, e fez 1,87 m no salto em altura.

Já Cledson Rodrigues Nurnberg, de 15 anos, foi o campeão do pentatlo, com 3.067 pontos, e terceiro colocado no altura, com 1,70 m. “Foi um resultado muito bom no meu primeiro pentatlo. Eu sou novo na prova”, disse. Ele é atleta de San Ludgero, onde começou com 9 anos. “O meu professor me botou no pentatlo porque ele viu no ranking, somou todas as provas e viu que eu tinha chance de ganhar.”

Para o treinador Jemerson Fernandes, o futuro de Cledson ainda não está definido. “Ainda não definimos uma prova para ele e como treina tudo – barreiras, saltos, era uma menino do salto em altura – a gente optou por ele vir e fazer o pentatlo. Deu certo”, comentou.

Vinícius de Brito garantiu a prata no pentatlo, com 2.892 pontos, enquanto Kirian Petrus Baptista de Moura ficou em segundo lugar no salto em altur, com 1,70 m.

Dobradinha do Centro Olímpico

No salto com vara, prova que sofreu muito por causa da chuva, Renan Firakawa Akamine confirmou seu favoritismo e venceu com 3,70 m, melhor marca do ano. Wesley Henrique Dionísio da Silva ficou em segundo lugar, com 3,00 m, seguido de Kauan Lima Batista, com 2,90 m

Renan Akamine Brasileiro Sub-16 de Atletismo
Wagner Carmo/CBAt

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na classificação geral parcial, após quatro etapas, a APA/SECEL Jaraguá do Sul (SC) lidera a competição, com 53 pontos, seguida da ASEMPAR/Paranavaí (PR), com 43, e do Centro Olimpico-SP, com 40 pontos.

Mais em Atletismo