Siga o OTD

Atletismo

Vanessa dos Santos conquista ouro no salto em distância no Sul-Americano

Atleta vence a prova do salto em distância ao saltar 6,15 m na competição sub-18 disputada no Paraguai

Vanessa dos Santos conquista ouro no salto em distância
(Wagner Carmo/CBAt)

O Brasil ganhou cinco medalhas na primeira etapa do Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, disputada na manhã deste sábado (25) no Estádio do Centro Comunitário da cidade de Encarnación, no Paraguai. O destaque foi o ouro conquistado pela paulistana Vanessa Sena dos Santos, na prova do salto em distância, com 6,15 m (2.5).

Vanessa dos Santos, do Centro Olímpico, treinada por Alexandre Moratto, obteve a marca na quarta tentativa. Ela passou para os três saltos finais ao conseguir 6,10 m (1.7) na primeira tentativa. A colombiana Nerly Juliana Cantoni ficou com a medalha de prata, com 6,14 m (1.7), novo recorde da competição já que foi obtido com vento válido, seguida da Venezuela Ornelys Melissa Ortiz, bronze, com 5,86 m (2.3).

+ Gêmeas gaúchas e paranaenses integram seleção Sub-18

Na final dos 1.500 m, a paranaense Ana Mees Valério conquistou a prata, com 4:47.04, e a baiana Stefany dos Santos Ribeiro levou o bronze, com 4:50.10. O ouro ficou com a colombiana Danna Michel Pinchao, com 4:44.58.

No lançamento do dardo masculino, o Brasil também conseguiu dois lugares no pódio. O mato-grossense Arthur Monteiro Curco garantiu a prata, com 63,92 m, enquanto o sul-mato-grossense Yuri Moreira Benites, indígena Guarani Caiowá, terminou em terceiro lugar, com 61,52 m. O campeão foi o chileno Pablo Joan Frutos, com 65,52 m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil participa da competição com 67 atletas, sendo 34 no masculino e 33 no feminino. Ao todo, o campeonato reúne cerca de 250 participantes de 11 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, Venezuela, Uruguai e Paraguai, além do Brasil.

Para Roberta Oliveira, treinadora-chefe da equipe feminina, as expectativas são boas. “Estamos em um grupo numeroso e com muitos talentos, alguns atletas já participaram de outras delegações internacionais e estamos fortes para vencer mais um Sul-Americano da categoria e manter nossa hegemonia”, disse a treinadira. “Quero ressaltar o investimento da CBAt em levar um grande número de treinadores e equipe multidisciplinar.”

Mais em Atletismo