Siga o OTD

Atletismo

Gêmeas gaúchas e paranaenses integram seleção Sub-18

Nathiely e Nathaly vão disputar o lançamento do martelo, enquanto Ana e Helena Mees Valério correrão os 1.500 m e os 3.000 m

Campeonato Sul-Americano Sub-18 de atletismo
(Divulgação CBAt)

A seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, em Encarnación, no Paraguai, neste sábado (25) e domingo (26), com 67 atletas, tem um diferencial. Nada menos de que quatro gêmeas foram convocadas – duas do Rio Grande do Sul e duas do Paraná -, pelo Ranking Nacional da categoria, o que pode reforçar, em estudos científicos, o DNA do esporte.

No martelo feminino, o Brasil tem como representantes as gaúchas Nathiely e Nathaly Pinto Midon, de 17 anos, que nasceram em Porto Alegre. São atletas da Sogipa e treinam com Gerimar Fernandes de Souza.

+Atletas da seleção brasileira de goalball disputarão Europeu de clubes

“Elas treinam comigo desde 2017, quando tinham 13 anos. A Nathiely e a Nathaly, apesar de gêmeas, possuem características e personalidades diferentes. O trabalho técnico é desenvolvido de forma igualitária, mas as exigências e aprimoramento de acordo com as necessidades de cada uma. O incentivo para a busca de melhores marcas é onde a atenção é maior por possuírem suas diferenças”, explicou o técnico.

“Somos realmente diferentes. Sou mais quieta e a Nathaly é mais agitada. Uma gosta mais de treinar e a outra não gosta tanto…”, disse Nathiely, líder do Ranking Brasileiro da categoria, com 55,37 m, e medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18, com 54,10 m. Já Nathaly ficou com o bronze no Brasileiro da categoria, mas garantiu a vaga pelo ranking, com a marca de 55,26 m.

Ana e Helena

As outras gêmeas da seleção ara o Sul-Americano Sub-18 de atletismosão as paranaenses Ana e Helena Mees Valério, da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (PR), convocadas para disputar os 1.500 m e os 3.000 m, respectivamente. Nascidas no dia 13 de dezembro de 2005, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, elas são orientadas pela fundista Dione D’Agostini Chillemi.

“Comecei a trabalhar com as gêmeas em 2019, com o objetivo de participar das provas nas categorias menores e, como elas sempre dizem, chegar à Olimpíada. Elas são excepcionais. É gratificante trabalhar com elas, porque não existe nada impossível. Neste um ano e meio de trabalho, elas conquistaram um sonho e aos 15 anos vão representar o Brasil no Sul-Americano. A alegria delas foi em dobro por poderem estar juntas”, contou a treinadora.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Helena é a segunda colocada no ranking dos 1.500 m (4:46.46) e dos 3.000 m (10:16.60), enquanto Ana ocupa a quinta posição nas duas provas, com 5:01.38 e 10:54.71, respectivamente.

A delegação brasileira para o Sul-Americano Sub-18 de atletismo tem 34 atletas no masculino e 33 no feminino. A equipe viajou na quarta-feira (22) para o Paraguai. Os atletas treinam nesta sexta-feira (24) na pista do Centro Comunitário. O objetivo do Brasil é tentar manter a hegemonia na competição.

Mais em Atletismo