Siga o OTD

Atletismo

Aos 40 anos, Graciete Santana morre vítima de câncer

Baiana lutava contra o câncer, mas não resistiu. A fundista, que disputou os Jogos Olímpicos do Rio, morreu na madrugada desta quinta (16)

Graciete Santana morre vítima de câncer aos 40 anos
(Wagner Carmo/CBAt)

 A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lamenta a morte da atleta olímpica Graciete Moreira Carneiro Santana, que disputou a maratona nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. A atleta foi diagnosticada com melanoma severo, vinha passando por tratamento contra o câncer, mas não resistiu na madrugada desta quinta-feira (16). 

A informação foi confirmada, em Feira de Santana, Bahia, por Joelson Moreira Carneiro, irmão de Graciete Santana. Baiana de Serra Preta, nascida em 12 de outubro de 1980, representou o Cruzeiro nas competições e estava registrada na CBAt pela Associação de Atletismo Simõesfilhense (AASF).

+Campeonato das Américas de goalball é adiado para fevereiro

Graciete tinha vitórias nas maratonas de Londrina e Florianópolis. E sua melhor marca para a prova era de 2:38.33, obtida em Sevilha, na Espanha, em fevereiro de 2016. Foi 128ª colocada na maratona olímpica (3:09.15). Entre os seus resultados top dez estão dois terceiros lugares na Maratona do Rio, em 2015 (2:41.16) e 2012 (2:42.21); um quarto na Maratona de São Paulo (2:46:20) em 2015, e um segundo na Maratona de Porto Alegre em 2012 (2:44.44).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Uma pena que ela tenha perdido essa corrida contra o câncer. O atletismo brasileiro está em luto. Muito triste. Nossos cumprimentos ao marido e treinador, Domingos Alves, a família, amigos, a comunidade do atletismo da Bahia e a grande comunidade de atletismo do fundo. Momento muito triste. Faz a gente refletir muito sobre a importância de viver intensamente e se cuidar, porque o risco ao melanoma é grande para quem se expõe ao sol. Fica um alerta para que os atletas tenham muito cuidado”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.

Mais em Atletismo