Siga o OTD

Atletismo

Eron Araújo vence o salto em altura no Brasileiro Sub-18 com ajuda do pai

Eron é filho do tricampeão pan-americano e duas vezes finalista olímpico, Eronilde Nunes Araújo, e segue os passos do pai

Eron Araújo é ouro no Brasileiro Sub-18 de atletismo
(Carol Coelho/CBAt)

O paulista Eron Maciel de Araújo (APA-SP) brilhou na etapa da manhã deste domingo (29) do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Ele venceu a prova do salto em altura, com 2,10 m, recorde pessoal e líder do Ranking Nacional.

Campeão também do Brasileiro Sub-20 e sexto colocado no Sul-Americano de Lima da categoria, o atleta de 17 anos ratificou seu favoritismo. “Só foi alegria”, resumiu o saltador, que tinha 2,05 m como melhor marca. Com os 2,10 m, seria campeão em Lima. “Vamos tentar evoluir mais para o Sul-Americano Sub-18”, disse, referindo-se à competição que será disputada nos dias 25 e 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai.

No Centro Olímpico, Eron teve o apoio do pai, Eronilde Nunes Araújo, tricampeão dos Jogos Pan-Americanos nos 400 m com barreiras, e duas vezes finalista olímpico. Eronilde está no Brasileiro Sub-18 de atletismo como assistente do técnico Cremilson Julião Rodrigues.

+Vinícius Rodrigues quebra recorde paralímpico e vai à final dos 100 m T63

“Estou feliz com o desempenho do Eron e sua dedicação no esporte”, disse Eronilde, que sempre foi chamado de Eron no atletismo e até por isso o filho foi batizado com esse nome. “O menino é bom e tem potencial para evoluir”, afirmou Cremilson.

Vitor Lazarim (Barra Bonita-SP) ficou na segunda colocação, com 1,99 m, enquanto Moisés dos Santos Brito (Atletismo Pedro Afonso-TO) terminou em terceiro, com 1,90 m.

Mais conquistas

Outro destaque do dia foi a catarinense Tainara Mees (AATI-SC). Depois de vencer os 100 m, na sexta-feira, a atleta de 17 anos conquistou o ouro no heptatlo, somando 4.835 pontos. Com a marca, assumiu a liderança dos rankings brasileiro e sul-americano. “Este foi o segundo heptatlo de minha vida. Fiquei surpresa com o resultado e, muito provavelmente, passará a ser minha prova”, disse.

Sofhia Carolina Antônio (Clã Delfos-MG) terminou em segundo lugar, com 4.691 pontos, seguida de Kauane de Miranda Costa Machado (FECAM/ASSERCAM-PR), com 4.586.

Já Letícia Quingostas de Oliveira (Centro Olímpico-SP) também conquistou a segunda medalha de ouro na competição. Depois de ganhar no sábado (28) a prova dos 400 m, ela venceu os 400 m com barreiras, com 1:01.12. “Errei um pouco em algumas barreiras, mas fiquei contente com o tempo e estou feliz com o resultado”, disse a atleta de 17 anos, nascida em Portugal, mas que mora desde os 9 anos em São Paulo.

Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita-SP), bronze nos 400 m, ficou com a medalha de prata, com 1:02.32, seguida de Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR), com 1:03.16.

Resultados masculinos

No masculino, a vitória ficou com o paulista Samuel Vinicius dos Santos (ABDA Atletismo-SP), com o tempo de 53.33. “Foi o meu primeiro ouro em Brasileiros”, comemorou o atleta de 17 anos, nascida em Bauru. “Antes eu fazia os 800 m e só em setembro comecei nas barreiras. Por isso, estou mais feliz ainda”.

Leonardo Felipe Mendes (Corville-SC) ficou com a medalha de prata, com 53.63, enquanto Lucas Henrique de Andrade (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) levou o bronze, com 54.86.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por fim, os 10.000 m marcha atlética abriram a quinta etapa do Brasileiro Sub-18 de atletismo e o brasiliense João Victor Silva Magalhães (CASO-DF) conquistou a medalha de ouro, com 47:29.77, seu recorde pessoal. “Tentei sair algumas vezes e puxar o ritmo, mas resolvi no decorrer da prova ficar mais atrás. Fui para a decisão quando faltavam 700 m. Estava sem falta e arrisquei forçar no final”.

Otavio Henrique Vicente (Corville-SC) ficou com a medalha de prata, com 47:34.49, seguido de João Paulo Nobre de Oliveira (AMDM-CE), com 47:44.89.

Mais em Atletismo