Siga o OTD

Atletismo

Júlia Calabretti leva o 1º ouro do Brasileiro Sub-18 de atletismo

Atleta paulistana, de 15 anos, obteve o recorde pessoal no salto com vara, com a marca de 3,50 m

Júlia Santos Calabretti Sub-18
Cbat

A paulistana Júlia Santos Calabretti (Centro Olímpico-SP) ganhou a primeira medalha de ouro do Campeonato Brasileiro Sub-18 de atletismo, na manhã desta sexta-feira (27), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Ela venceu a prova do salto com vara, com 3,50 m, novo recorde pessoal.

+Estamos em busca do limite, espero que não chegue tão cedo’, afirma Petrúcio

Aos 15 anos, a atleta conquistou, na verdade, o bicampeonato nacional e melhorou a sua marca no Ranking Brasileiro, que era de 3,40 m, garantindo vaga na equipe que representará o País no Sul-Americano da categoria, que está previsto para os dias 25 e 26 de setembro, na cidade de Encarnación, no Paraguai.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estou muito feliz com meu recorde pessoal e espero melhorar a marca ainda mais no Sul-Americano”, disse Júlia, que começou a praticar o atletismo em 2016, quando passou em uma peneira promovida pelo Centro Olímpico. “Queria jogar vôlei, mas acabei entrando no atletismo. Fiz salto em distância e barreiras e agora faço salto triplo, além do salto com vara.”

Orientada pelo treinador Alexandre Moratto, Júlia acredita que tem muito ainda a evoluir no esporte. Ela mostra todo o seu empenho em viajar cerca de 1 hora e 30 minutos de sua casa, em Riviera Paulista, perto do Jardim Ângela, para a Vila Clementino, onde fica o Centro Olímpico. “Faço o caminho de ônibus e metrô todos os dias”, disse a atleta, que faz o ensino médio.

Khalry Evelyn Felix Oliveira (APCEF/MG) ficou com a medalha de prata, com 2,98 m, seguida de Júlia Ismério Pereiro (Centro Olímpico-SP) , com 2,88 m, as duas também com recordes pessoais.

A competição, que reúne atletas de 132 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal, teve outras provas eliminatórias, semifinais e do decatlo na manhã desta sexta-feira.

Atração

Uma das atrações foi o brasiliense Vinicius Moura Galeno (CASO-DF), que obteve o melhor tempo das semifinais dos 400 m, com 48.98. Campeão brasileiro sub-20, ele disputa a final neste sábado, a partir das 10:10. Ele representou o Brasil no Mundial Sub-20 de Nairóbi, que terminou no domingo (24/8), no Quênia.

“Passei um dia com meu pai, minha mãe e meus irmãos, em Planaltina, e já viajei de novo, agora para São Paulo. Foi muita alegria, acho que nem uma medalha olímpica paga o prazer do reencontro”, disse o atleta, de 16 anos, que tem 47.34 como recorde pessoal. A viagem para o Quênia foi a sua segunda para o exterior. A primeira foi quando ganhou o ouro no Sul-Americano Sub-20 de Lima, no Peru, em julho. “Estou gostando muito.”

Vinícius começou no atletismo de brincadeira, após praticar natação e futebol em Planaltina por influência do pai, Sergio, que sempre o incentivou. Venceu três vezes a categoria mirim da Corrida de Reis, tradicional em Brasília, ganhando duas bicicletas (na terceira vitória, o prêmio foi sorteado). “Fazia 100 m e 200 m, no início, e agora faço 200 m e 400 m”, lembrou o corredor, orientado pelo casal João Sena e Gianetti Bonfim, em Sobradinho.

O espírito esportivo e competitivo tem muito a ver com a sua família. O pai, aposentado, sofre com uma doença degenerativa, enquanto a mãe, Luciene, trabalha como doméstica para poder cursar o último semestre de Ciências Naturais na Universidade de Brasília (UnB). “São exemplos que quero levar para toda a vida”, comentou.

Mais em Atletismo