Siga o OTD

Atletismo

Atletas buscam índices para o Mundial de Nairóbi no Brasileiro Sub-20

Destaques do Atletismo brasileiro disputam torneio nacional e buscam índices para Mundial de Nairóbi neste final de semana

Brasileiro sub-20 de atletismo
(Wagner Carmo/CBAt)

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, que será disputado desta sexta-feira (21) a domingo (23), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP), é mais uma ótima oportunidade para os atletas tentarem os índices exigidos para o Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, de 17 a 22 de agosto, e para o Pan-Americano da categoria, em Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro.

Vale lembrar que o Brasil já tem nove atletas qualificados para o Mundial, sendo seis homens e três mulheres, e o prazo para a obtenção dos índices exigidos pela World Athletics termina no próximo dia 18 de julho. O Campeonato será aberto às 8:20 desta sexta-feira, com os 100 m do decatlo, e termina às 15:50 do domingo, com a final dos 3.000 m com obstáculos masculino.

+ Seleção de nado artístico grava vídeos para participar do Pan-Americano Junior

Logo no primeiro dia de competições, três qualificados participam das provas, quando estão previstas 10 finais – quatro pela manhã e seis à tarde: Izaias Alves Sales e Robson Lins Aguiar disputam os 100 m, enquanto Gabriela Muniz participa dos 10.000 m marcha atlética.

“Estou muito feliz em disputar mais um Sub-20”, disse Gabriela Muniz, que aos 18 anos tenta o tricampeonato brasileiro da categoria. “O objetivo é alcançar novamente uma boa marca”, completou a recordista nacional da prova, com 47.33.5, e campeã da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, realizada no dia 7 de maio, em Guayaquil, no Equador, com 47.49.17 nos 10 km, também recorde brasileiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Os outros qualificados para o Mundial de Nairóbi são Leonardo Santos de Jesus, nos 800m, Fabrício Júlio de Sousa Pereira e Thiago Resende Ornelas dos Santos nos 110 m com barreiras, Gabriel Boza, no salto em distância, Lissandra Maysa Campos, também no salto em distancia, e Erica Geni Cavalheiro, nos 400 m.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 é disputado entre os atletas representando os seus respetivos clubes. Na edição do ano passado, também disputada no CNDA, foi vencida pela Orcampi (SP) na classificação geral, com 230 pontos. O Centro Olímpico (SP) ficou na segunda colocação, com 131, seguido do SESI-SP (117), IPEC (97) e ASEMPAR-Paranavaí (96).

Mais em Atletismo