Siga o OTD

Atletismo

Thiago André confirma presença nos 800 m do GP Brasil

Meio-fundista, finalista no Mundial de Londres-2017, é um dos seis que já garantiram participação na prova que abre o GP Brasil

Thiago André 800 m GP Brasil
Thiago André (Wagner Carmo/CBAt)

O meio-fundista Thiago André confirmou que vai correr os 800 m no GP Brasil de atletismo. A prova abrirá a programação no dia 6 de dezembro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O Grande Prêmio integra a World Athletics Continental Tour Silver.

Thiago André, da equipe de Balneário Camboriú, é o líder do ranking na distância com 1min47s74. “Estou me preparando para os 800 m e os 1.500 m. Na prova em que me sair melhor colocarei todo o meu foco para os Jogos de Tóquio”, disse o finalista da prova no Mundial de Londres-2017 e participante na Rio-2016 dos 1.500 m.

O atleta, orientado virtualmente pelo polonês Tomasz Lewandowski, mora e treina em Mariana, Minas Gerais, mas está passando uma temporada em Campinas, São Paulo, com o técnico Alex Sandro Lopes. “Ele estava como dificuldades para treinar em Mariana, onde não tem pista de atletismo, e estamos tentando ajudá-lo. Trata-se de um grande atleta, mas por conta da pandemia ficou afastado dos treinos presenciais”, comentou Alex.

+ Darlan Romani confirma presença no GP Brasil de Atletismo

O atleta garante estar bem condicionado, recuperando a forma do início de 2020, quando quebrou o recorde sul-americano indoor de 30 anos nos 1.500 m, com 3min40s59. O corredor já está qualificado para o Mundial em Pista Coberta de Nanjing, na China, em março de 2021.

Matheus Américo 800 m GP Brasil
Matheus Américo (Daniel Vorley/CBAt)

“A principal meta agora é assegurar qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, depois de tantos problemas como o adiamento e o cancelamento de competições. Tive de focar apenas nos treinamentos”, comentou Thiago André.

Mais nomes

Outra atração da prova será o brasiliense Matheus Américo Medeiros Pessoa, bicampeão do Troféu Brasil. Também aceitaram convite da CBAt para correr no GP Brasil de atletismo Ítalo Matheus Barbosa de Araújo, Eduardo Ribeiro Moreira, eleito o melhor atleta no Brasileiro Sub-20, o corredor olímpico Kleberson Davide e Matheus Rafael Marques de Souza.

As provas integrantes do WA Continental Tour Silver 2020 são, no masculino: 100 m, 400 m, 110 m com barreiras, 400 m com barreiras, 3.000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, arremesso do peso, salto com vara e salto em altura; e no feminino: 100 m, 400 m, 100 m com barreiras, 400 m com barreiras, 3.000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, arremesso do peso, lançamento do disco e lançamento do dardo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além dos 800 m no masculino, exclusivamente para atletas brasileiros, será disputado o revezamento 4×400 m, também no masculino, para países da América do Sul, inclusive o Brasil.

O GP Brasil Caixa não terá presença do público, em função dos protocolos necessários de combate à contaminação da Covid-19.

Mais em Atletismo