Siga o OTD

Atletismo

Pernambuco mantém hegemonia no Troféu Norte-Nordeste

Equipe pernambucana venceu a competição pela 17ª vez consecutiva. Torneio teve seis recordes batidos e um igualado

Eduardo de Deus Jogos das Bermudas USTAF
Eduardo de Deus quebrou o recorde do torneio nos 110 m com barreiras (Wagner Carmo/CBAt)

Pernambuco confirmou seu amplo favoritismo e conquistou neste domingo (1) a 17ª vitória consecutiva no Troféu Norte-Nordeste Caixa Adulto de Atletismo, disputado em sua 44ª edição na pista do Parque e Centro Esportivo Alberto Santos Dumont, no Recife.

Os atletas pernambucanos alcançaram 53 medalhas nos dois dias de competição, sendo 23 de ouro, 17 de prata e 13 de bronze na classificação geral. Ganhou ainda as categorias masculina e feminina. A seleção do Maranhão ficou em segundo lugar, com 19 medalhas (10, 3 e 6), seguido de Ceará, com 21 (6, 3 e 12).

O evento marcou a retomada do calendário regional de provas, após a pandemia global da Covid-19, que cancelou e adiou diversos campeonatos na temporada 2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A edição deste ano do Troféu Norte-Nordeste teve um dos melhores índices técnicos da história iniciada em 1977 em Natal (RN). Com a participação de 260 atletas de 15 Estados das regiões Norte e Nordeste e de convidados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal, foram batidos seis recordes (um igualado) da competição.

Olímpicos em ação

O torneio contou com a presença do medalhista olímpico Bruno Lins e de Eduardo de Deus e Alexsandro Melo, qualificados para os Jogos de Tóquio-2020 nos 110 m com barreiras e salto triplo, respectivamente. Os três atletas defendem a equipe da Associação Desportiva Pé de Asa, do Maranhão.

Inclusive, Eduardo de Deus quebrou o recorde do torneio dos 110 m com barreiras, com o tempo de 13.82 (1.8), na manhã deste domingo. A melhor marca anterior era de 14.35 e pertencia desde 1999 a Frederick Lima Jezini, do Amazonas.

José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli (PE), foi o vencedor do decatlo, com 7.007 pontos, quebrando o seu próprio recorde do torneio, obtido no ano passado com 6.651 pontos. Atual campeão do Troféu Brasil Caixa das provas combinadas, o pernambucano tem o objetivo de superar ainda em 2020 a barreira dos 8.000 pontos. Balotelli foi eleito o melhor atleta Troféu Norte-Nordeste do masculino e Letícia Lima, campeã dos 100, 200, 400 e 4×100 m ganhou no feminino.

Mais em Atletismo