Siga o OTD

Atletismo

Troféu Norte-Nordeste reúne atletas olímpicos em Recife

Competição regional reunirá 260 atletas de 15 Estados no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, neste sábado e domingo

José Fernando Santana Balotelli Troféu Norte-Nordeste atletismo
José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli (Wagner Carmo/CBAt)

O 44º Troféu Professor Manoel Trajano Norte-Nordeste de atletismo, ou simplesmente Troféu Norte-Nordeste, será disputado neste sábado (31) e domingo (1º) na pista Warlindo Carneiro da Silva Filho do Parque e Centro Esportivo Alberto Santos Dumont, no Recife.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 260 atletas de 15 Estados. O único ausente é o Acre. Além disso, participarão do evento convidados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Pernambuco, campeão de 2005 a 2019, tentará o 16º título consecutivo.

O campeonato será aberto às 8h do sábado, com a final do salto com vara no feminino, e termina com a final dos 10.000 m masculino prevista para as 16h20 do domingo.

Atletas olímpicos

Entre os inscritos, destaque para Eduardo de Deus (110 m com barreiras), Alexsandro Melo (salto triplo e distância) e Rodrigo Nascimento (100 e 200 m), os três classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem. Outra atração será Keila Costa, do salto em distância, representante brasileira no atletismo dos Jogos de Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.

+ 5 fatos que você não sabia sobre Juliana Campos

Rodrigo Nascimento deve competir também no revezamento 4×100 m da Olimpíada, já que no ano passado foi titular da equipe campeã mundial de Yokohama, no Japão, e dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Além disso, é campeão sul-americano dos 100 m e vice-campeão dos 200 m. “A expectativa é grande. Até porque estou há 7 meses fora das provas por causa da pandemia e ansioso para correr”, disse o atleta, que nunca participou do Troféu Norte-Nordeste.

+ Campeão dos 100 m leva pena dois anos e perde Tóquio-2020

Keila Costa, por outro lado, volta ao torneio cujo recorde é dela tanto no salto em distância, com 6m10, quanto no triplo, com 13m57. “Há mais de 15 anos que não participo do Norte-Nordeste e quero me divertir”, disse. “Quero reencontrar amigos e matar a saudade. Além disso, estou sempre aprendendo coisas novas para futuramente me tornar uma treinadora.”

Balotelli do atletismo

Uma das estrelas da seleção pernambucana será José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, campeão do decatlo do Troféu Brasil 2019, com 7.944 pontos. Recordista do Troféu Norte-Nordeste com 6.651 pontos.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Tenho ótimas expectativas porque, apesar de estarmos num ano tão conturbado, estou treinando muito bem. Quero superar a barreira dos 8 mil pontos e melhorar meu recorde da competição. Se tudo der certo, quero quebrar também o recorde do salto com vara”, disse, referindo-se a marca de 4,50 m, que pertence a Marcelo Bezerra desde 2002.

Mais em Atletismo