Siga o OTD

Atletismo

Paulo André e Alison dos Santos treinam na Missão Europa

Promessas do atletismo brasileiro, o velocista Paulo André e o barreirista Alison dos Santos são destaques da Missão Europa e já miram Tóquio-2020

Paulo André e Alison dos Santos na Missão Europa (Montagem/OTD)

O velocista Paulo André de Oliveira e o barreirista Alison dos Santos (ambos do Pinheiros) são dois dos integrantes do atletismo na Missão Europa e estão treinando juntos em Rio Maior, Portugal.

Paulo André e seu treinador e pai Carlos Camilo de Oliveira estavam trabalhando na pista de Vila Velha, no Espírito Santo, onde vivem, mas sentiam falta do convívio com os integrantes da seleção brasileira. Mas para Alison e seu treinador Felipe de Siqueira, o camping do Rio Maior foi um reencontro com a pista.

O último treino havia sido em Chula Vista, Califórnia, nos Estados Unidos, há quase cinco meses, num ano atrapalhado pela pandemia da Covid-19.

O primeiro grupo de representantes do atletismo na Missão Europa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) deixou o Brasil há sete dias (18/8). Mais dois grupos se juntam a este primeiro em Portugal até o início de setembro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Todos seguem os protocolos com a realização de testes de detecção do novo coronavírus 72 horas antes do embarque, repetindo os exames na chegada a Portugal.

O velocista

Paulo André, de 21 anos, tem 10s02 como recorde pessoal e quer correr abaixo dos 10 segundos nos próximos meses. “O Paulo está bem, treinou na Vila Olímpica de Vila Velha e está em forma”, comentou Camilo.” Os treinos aqui estão tranquilos. Tudo ótimo. Estamos treinando normalmente e o único objetivo agora para a temporada é competir o Troféu Brasil (em dezembro, em São Paulo)”, acrescentou.

“Mantive a regularidade nos 10s00 nos últimos anos e agora quero correr várias vezes na casa dos nove segundos. Preciso correr isso, mas não adianta correr 9s99. Tem de ser mais baixo”, destacou o velocista.

Paulo André tem os dois melhores tempos do Brasil e da América do Sul nos 100 m em 2019: 10s02 (1.5), em abril, em Azuza, Estados Unidos, e 10s04 (0.9), em junho, em Braga, Portugal.

Paulo André e seu treinador Camilo na Missão Europa
Paulo André e seu treinador Camilo na Missão Europa (Divulgação/CBAt)

O barreirista

Alison dos Santos, de 20 anos, cresceu muito no atletismo. Com resultados bons em 2019, ele chegou a ser finalista dos 400 m com barreiras no Mundial de Doha. “Estávamos treinando de maneira adaptada no Brasil e essa primeira semana aqui foi de retorno. O Alison ficou um tempo em São Joaquim da Barra, a cidade em que nasceu, e lá estava treinando no asfalto. Essa primeira semana aqui foi de adaptação”, disse o treinador Felipe de Siqueira.

A opção por Portugal, dentro da Missão Europa, foi por conhecer o local e aprovar a estrutura de preparação montada pelo COB. “Em outros momentos já viemos para cá. A gente gosta muito do clima, da estrutura. Está sendo muito bom”, completou Felipe.

O reencontro com a pista no caso do Alison dos Santos está sendo gradativo, segundo Felipe. O último contato do campeão pan-americano em Lima, Peru, em 2019, com a pista havia sido em fevereiro e março antes da pandemia. “Estamos voltando devagar para não correr o risco de alguma lesão indesejável.”

Alison dos Santos e seu treinador Felipe na Missão Europa
Alison dos Santos e seu treinador Felipe na Missão Europa (Divulgação/CBAt)

“Seguimos uma programação de treinamento individual e do revezamento. Temos trabalhado detalhes com o time para continuar evoluindo”, disse Felipe, referindo-se também ao revezamento masculino, quarto colocado no Mundial de Doha, Catar, e ouro no Mundial de Yokohama, Japão.

“Não tinha tido contato com o grupo ainda este ano e era importante reunir o time. O meu pessoal (Jorge Vides, Derick Souza, Lorraine Martins e Andressa Fidelis) entrou numa pista pela primeira vez nesse ‘pós-pandemia’ aqui em Portugal.”

Mais em Atletismo