Siga o OTD

Atletismo

NAR retoma atividades e CNDA será reaberto na próxima segunda

Núcleo de Alto Rendimento receberá atletas do atletismo e do rúgbi; casa do atletismo em Bragança Paulista reabre dia 3 de agosto

NAR e CNDA retomam parcialmente atividades (montagem OTD)

Dois dos principais centros de treinamento para atletas de alto rendimento estão voltando às atividades. Nessa segunda-feira (27), o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR) anunciou o retorno parcial, e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) informou que Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) será reaberto a partir do dia 3 de agosto

+Tóquio abre instalações olímpicas vazias para atletas treinarem

No caso do NAR, a reabertura ocorrerá em fases. Nessa primeira, a área externa da instalação estará disponibilizada para treinamentos individualizados dos atletas do rúgbi e do atletismo.

A partir das próximas semanas, gradualmente, serão incluídas novas formas de treinamento e outras modalidades.

O Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NAR) retomou parcialmente as atividades e o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) reabre 2ª feira
Núcleo de Alto Rendimento Esportivo reabrirá para rúgbi e atletismo (divulgação/NAR)

Abriu, fechou e abriu de novo

O CNDA, por sua vez, vive nesse mês de julho uma uma fase de “abre e fecha”. Após ficar 105 dias fechado para os treinamentos por causa da pandemia de coronavírus, a instalação reabriu de forma reduzida no dia 6 de julho.

A primeira semana depois da reabertura recebeu um grupo de 27 atletas. Dentre eles, nomes do atletismo como Darlan Romani e Geise Arcanjo, do arremesso de peso, Hederson Estefani e Liliane Barbosa, dos 400 m com barreiras, e Augusto Dutra, qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 no salto com vara.

O Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NAR) retomou parcialmente as atividades e o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) reabre 2ª feira
Darlan Romani treina no CNDA e mora em Bragança (Wagner Carmo/CBAt)

Mas 12 dias após voltar a funcionar, o principal centro de treinamento dos atletas do atletismo foi fechado novamente por conta de determinações governamentais.

Hoje, a CBAt informou a reabertura do local a partir do dia 3 de agosto, conforme autorização da Prefeitura de Bragança Paulista.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A medida foi possível depois que Bragança e todas as cidades da Região de Campinas saíram da fase vermelha do Plano São Paulo do Governo do Estado e avançaram para a fase laranja, menos restritiva, devido à pandemia do coronavírus.

Restrições para entrar

A instalação continua com acesso restrito. Somente será permitido o treinamento de atletas que residam na cidade de Bragança Paulista e que atendam aos diversos critérios publicados pela CBAt, técnicos e de protocolos definidos com a prefeitura. Dentre eles:

  • atletas que integrem o Plano de Preparação Olímpica do COB/CBAt
  • medalhistas em Campeonatos Mundiais e Jogos Pan-Americanos em 2019
  • atletas da categoria Sub-20 medalhistas no Mundial de 2018 ou que possuam índices para o Mundial de 2020
  • os que já realizam treinamento contínuo no CNDA maiores de 18 anos e que estejam entre os 25 primeiros do ranking brasileiro no período de 1º de janeiro de 2019 a 15 de março de 2020.

Proibições

Todos os atletas e treinadores terão a temperatura corporal aferida na entrada do CNDA para poderem acessar as instalações e devem responder obrigatoriamente a um questionário diário de anamnese. Todos os usuários devem utilizar obrigatoriamente máscaras de proteção, que só podem ser retiradas no momento de exercícios.

Está proibido ainda o treinamento de atletas menores de 18 anos de idade e recomenda-se fortemente que não haja a presença de pessoas acima de 60 anos.

Todos os treinamentos devem ser realizados na pista oficial do CNDA, sendo que os treinamentos na pista coberta e na sala de musculação ficam restritos a grupos de oito atletas em cada horário determinado.

Continua proibida a presença de visitantes na sede da CBAt e no CNDA, devendo os contatos serem feitos exclusivamente por telefone ou via e-mail.

O Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NAR) retomou parcialmente as atividades e o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) reabre 2ª feira
Pista do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo reabre dia 3 de agosto (divulgação/CBAt)

Mais em Atletismo