Siga o OTD

Atletismo

Arielly Rodrigues mostra potencial no salto em altura aos 17 anos

Atleta do Rondonópolis acumula títulos desde os 12 anos, quando estreou nas competições nacionais, e é campeã brasileira e sul-americana das categorias sub-18 e sub-20

Arielly Rodrigues esperança salto em altura
Arielly Rodrigues, campeã brasileira sub-16, sub-18 e sub-20 do salto em altura (Wagner Carmo/CBAt)

A mato-grossense Arielly Rodrigues mostrou grande potencial no salto em altura desde a sua estreia nas competições nacionais em 2015, com apenas 12 anos. Ela ganhou a medalha de prata nos Jogos Escolares da Juventude da categoria, em Fortaleza, com 1,53 m, e é esperança na modalidade.

O pódio serviu de estímulo para diversas conquistas obtidas – inclusive internacionais – a partir de 2016.

Desde então conquistou dois títulos brasileiros sub-16, dois sub-18 e um sub-20. É campeã sul-americana sub-18 e sub-20, além de estar invicta nos Jogos Escolares desde 2016, em João Pessoa. É recordista da competição na categoria de 12 a 14 anos, com 1,75 m, alcançados em 2017, em Curitiba.

+ Feitos olímpicos de Adhemar e João do Pulo fazem aniversário

Arielly Rodrigues completou 17 anos no dia 17 de maio e orgulha-se das vitórias obtidas em Cuenca, no Equador, no sub-18, e em Cáli, na Colômbia, no sub-20. No ano passado, com 16 anos, ganhou a medalha de bronze no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, quando saltou 1,79 m, recorde pessoal, marca que lhe deu a liderança nos rankings brasileiros sub-18 e sub-20 de 2019.

Olho em Nairóbi

Orientada por José Elias de Souza desde o início de carreira no Rondonópolis Associação de Atletismo e Esporte Inclusivo, em Rondonópolis, a 210 km de Cuiabá, Arielly Rodrigues torce para que a situação da pandemia melhore logo para retomar os treinos normais e ter objetivos de competições.

“Começamos a temporada com o foco de conseguir o índice para o Mundial Sub-20 de Nairóbi, mas a COVID-19 acabou cancelando a competição, atrapalhando os treinos e adiando outros campeonatos”, lembrou a atleta. “Tivemos de mudar os planos e agora o objetivo é o Brasileiro Sub-20”, disse, referindo-se ao torneio previsto para novembro, em Cuiabá.

A situação da pandemia não está boa no Mato Grosso em geral e em Rondonópolis em particular. Depois de treinar em casa, Arielly Rodrigues retornou para as atividades na cidade esta semana, com todos os cuidados exigidos pelas autoridades sanitárias e na esperança de dias melhores. Entre os objetivos da atleta, que saltou 1,74 m este ano em Cuiabá, está o de superar a marca de 1,80 m.

Menina talentosa

O treinador de salto em altura José Elias de Souza lembra que Arielly começou a treinar no projeto social da associação aos 11 anos. “Ela ficou de um ano a um ano e meio treinando mais como recreação. E logo na primeira participação nos Jogos Escolares da Juventude já foi ao pódio. Ela é uma menina talentosa, que tem boa velocidade para executar o salto. A corrida dela é muito forte”, comentou Elias, que participou de diversos cursos para se especializar no salto em altura.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Arielly está retornando aos treinos devagarinho, de forma bem isolada, só com dois atletas de cada vez na pista para evitar a contaminação pelo vírus. O calendário de Mato Grosso prevê competições em outubro, mas está tudo incerto ainda”, completou o treinador paulista de Nova Guataporanga.

Mais em Atletismo