Siga o OTD

Atletismo

Promessa na marcha, Gabriela Muniz disputa Sul-Americano

Brasiliense, já qualificada para o Mundial de Minski, na Bielorússia, segue nesta sexta-feira para Lima ao lado de outros 23 atletas

Gabriela Muniz, promessa da marcha, disputará o Sul-Americano
Gabriela Muniz (Crédito: Wagner Carmo/CBAt)

A seleção brasileira de marcha atlética viaja na manhã desta sexta-feira (6/3) para Lima, no Peru, onde disputará o Campeonato Sul-Americano da modalidade no domingo (8/3). A delegação segue com 24 atletas – 12 homens e 12 mulheres. Uma das maiores promessas da equipe é a brasiliense Gabriela Muniz, de apenas 17 anos, que vai competir na categoria Sub-20.

A atleta confirmou sua condição especial ao conquistar o bicampeonato da Copa Brasil Caixa, em fevereiro, no circuito montado na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. completando os 10 km em 53:29. Foi o quarto título de Gabriela, que já foi duas vezes campeã do Sub-18.

“Ela tem talento, é uma atleta especial, que treina muito e gosta muito de marchar”, comentou o treinador João Sena, que é pai de Caio Bonfim, o melhor atleta da modalidade da história, que também competirá em Lima.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Única qualificada no Sub-20 para o Mundial de Minsk, na Bielorússia, em maio, ela sonha alto no esporte. “Tenho objetivo de divulgar a marcha, de mostrar que a modalidade é muito importante. E para isso quero representar o Brasil nas Olimpíadas e em Mundiais. Venho de uma família humilde, mas contei com o apoio de meus pais”, comentou a atleta, que treina de segunda-feira a sábado no CASO, em Sobradinho (DF).

Ela obteve o índice para o Mundial de Minsk, no ano passado, ao competir no tradicional GP de La Coruña, na Espanha, quando conseguiu a marca de 49:23 – recorde brasileiro.

“Comecei no atletismo muito pequena e não gostava da marcha. Fazia corrida, velocidade e fundo, mas os treinadores sempre me disseram que eu entrava nas provas com o calcanhar. Ai fui encaminhada para a marcha e gostei”, disse Gabriela, que é treinada também por Gianetti Bonfim.

“Estou muito animada e treinando muito bem para o Sul-Americano. Quero cada vez melhorar minha técnica e meus resultados”, afirmou a marchadora, que mora em Paranoá, em Brasília. “Quero muito disputar provas importantes como a de Rio Maior, em Portugal, e de La Coruña, novamente.”

Gabriela e os outros 23 atletas brasileiros seguem para Lima no voo AV 916, da Avianca, que tem decolagem prevista para as 6 horas desta sexta no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A competição vai ser realizada no mesmo circuito de 1 km dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, na Avenida José Larco, em Miraflores.

A programação do evento é a seguinte, no horário de Brasília (duas horas a mais do que em Lima)

11 horas – 50 km Feminino e Masculino
12 horas – 20 km Feminino
14 horas – 20 km Masculino
15h45 – 10 km Feminino Sub-20
16h45 – 10 km Masculino Sub-20 e Sub-18
17h45 – 5 km Feminino Sub-18

Os integrantes da Seleção de marcha atlética

Masculino
50 km – adulto
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC)
Claudio Richardson dos Santos (AABB-RN)

20 km – Adulto
Caio Bonfim (CASO-DF)
Lucas Gomes Mazzo (IEMA-SP)
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC)

10 Km sub-20
Kauan da Silva Domingues (MEM-SP)
Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR)
Rubens Dantas de Barros (CASO-DF)

10 km Sub-18
Heron Rodrigues Miranda (Balneário Camboriú-SC)
Paulo Kennedy dos Santos (AMDM-CE)
Edson Erico Alves de Aguiar (Atletas com Futuro-PE)

Feminino
50 km – adulto
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ)
Mayara Luize Vicentainer (FME Timbó-SC)
Paula Raissa Silva (Sport Club de Recife-PE)

20 km – adulto
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
Daniela Maria de Oliveira (CASO-DF)

10 km – Sub-20
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)

5 Km – Sub-18
Thaliane Janaína da Cruz (PM Colombo-PR)
Gabriela Santos de Almeida (CASO-DF)
Lilian Dumes Bittencourt (Balneário Camboriú-SC)

Viajam também os treinadores: Gianetti Bonfim (DF), Sidmar Andrigheto Gielow (PR), Luís Paulo Ferreira Porto (RJ) e Diogo Dias Gamboa (SC).

Mais em Atletismo