Siga o OTD

Atletismo

De olho em Tóquio, Alison dos Santos faz camping nos EUA

Medalha de ouro no Pan, o barreirista é o primeiro a participar das atividades de Chula Vista, que receberá atletas e treinadores até dia 3 de maio

Alison "Piu" dos Santos - Pan-Americano Lima 2019
Alison "Piu" dos Santos conquistou o ouro no Pan-Americano Lima 2019 (Foto: Washington Alves/COB)

Alison dos Santos, campeão pan-americano em Lima e finalista do Mundial de Doha nos 400 m com barreiras, já está nos Estados Unidos. Ele participa até o dia 3 de maio do Camping Internacional de Treinamento e Competição, no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, na Califórnia.

O atleta de 19 anos, que entra em 2020 oficialmente na categoria adulta, é o primeiro a participar das atividades, que reunirão muitos outros atletas e treinadores. A ação faz parte do Programa de Preparação Olímpica 2020 (PPO), estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Em Chula Vista, Alison, conhecido no meio atlético como Piu, conta com a companhia, neste momento do camping, do seu treinador Felipe de Siqueira da Silva (Pinheiros-SP), do coordenador Carlos Alberto Cavalheiro (COB), do consultor internacional norte-americano Loren Seagrave (COB) e da fisioterapeuta Raquel Mugnaini Benetti (CBAt).

“Estou ansioso para engrenar nos treinos e aproveitar a boa estrutura de Chula Vista. O foco total é para os Jogos de Tóquio-2020. Devo fazer algumas competições enquanto estiver nos Estados Unidos” disse Alison (Pinheiros-SP), nascido no dia 3 de junho de 2000, em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo.

“Este será o meu primeiro ano de adulto e tenho de trabalhar mais ainda. Meus objetivos são de quebrar o recorde brasileiro dos 400 m com barreiras e correr a prova na casa dos 47 segundos”, afirmou Alison. O recorde brasileiro é de 48.04, estabelecido por Eronilde Nunes de Araújo, no dia 12 de junho de 1995, na França. Alison, que bateu nove vezes o recorde sul-americano Sub-20 em 2019, tem 48.28 como melhor resultado.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O treinador Felipe de Siqueira reforça a opinião de Alison. “A intenção é aproveitar as melhores condições que teremos para se concentrar e treinar. Realmente só vamos pensar nos treinos e não se preocupar com outras coisas. No ano passado, fizemos nossa preparação para o Mundial de Revezamento em Chula Vista e deu muito certo. Clima bom e estrutura boa”, afirmou Felipe.

O treinador faz um resumo das atividades. “Provavelmente o Alison fará algumas competições nos Estados Unidos, mas esse não é o nosso objetivo e sim os treinamentos”, observou. “Voltamos para a disputa do Troféu Brasil e provavelmente do GP Brasil. Em seguida, seguimos para a Europa para participar de algumas competições na preparação final para a Olimpíada. Acredito que os dois meses na Califórnia serão muito positivos”, completou.

Programação do Camping de atletismo

23 de março a 7 de abril
Coaching Mental: Antônio Carlos Moreno (COB)

24 de março a 3 de maio
Treinador: Carlos José Camilo de Oliveira
Fisioterapeuta: Anderson Eloi de Oliveira

Atletas
Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros-SP) – 100 m – 4×100 m
Rodrigo Pereira do Nascimento (ADPA-MA) – 4×100 m
Vitor Hugo dos Santos (Orcampi-SP) – 4×100 m
Jorge Henrique Vides (Pinheiros-SP) – 4×100 m
Derick Souza (Pinheiros-SP) – 4×100 m
Fernanda Borges (IEMA-SP) – disco

28 de março a 3 de maio
Treinador: José Haroldo Loureiro Gomes

Atletas
Almir Cunha dos Santos, o Almir Jr (Sogipa-RS) – triplo
Alexsandro Melo, o Bolt (Orcampi-SP) – triplo

3 de abril a 3 de maio
Treinador: Renan da Mota Valdiero

Atleta
Gabriel Constantino (Pinheiros-SP) – 110 m c/barreiras

5 a 19 de abril
Treinador: João Paulo Alves da Cunha

5 a 20 de abril
Treinador: Henrique Camargo Martins

Atleta
Augusto Dutra (Pinheiros-SP) – vara

6 de abril a 3 de maio
Treinadora: Vania Maria Ferreira da Silva

Atletas
Eduardo de Deus (Orcampi-SP) – 110 m c/barreiras
Aldemir Gomes Junior (Pinheiros-SP) – 200 m
Marcio Teles (Orcampi-SP) – 400 m c/barreiras
Vitória Cristina Rosa (Pinheiros-SP) – 100 m

7 a 22 de abril
Treinador: Neilton Moura

7 de abril a 3 de maio
Treinador: Evandro Lazari

12 de abril a 3 de maio
Treinador: Victor Fernandes

16 a 25 de abril
Bioquímica: Camila Vieira da Silva (COB)
Biomecânicos: Franklin de Camargo Junior (COB) e Glauber Ribeiro Pereira (COB)

18 de abril a 3 de maio
Treinador: Katsuhico Nakaya

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Atletismo