Siga o OTD

Atletismo

Paulo Roberto é convocado para o Mundial de Meia Maratona

O experiente atleta de 40 anos foi chamado para substituir Gilmar Silvestre Lopes, que pediu dispensa

paulo roberto de paula maratona viena liderança ranking
Paulo Roberto de Almeira Paula na Maratona de Viena (Foto: Divulgação/arquivo)

A seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Meia Maratona, dia 29 de março, em Gdynia, Polônia, sofreu uma mudança. Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro/Caixa) pediu dispensa e em seu lugar a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou Paulo Roberto de Almeida Paula (São Paulo FC/Kiatleta).

Desta forma, o Brasil continua com cinco representantes na competição: Ederson Vilela Pereira (Pinheiros), Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA) e Paulo Roberto, no masculino, Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel (ambas do Pinheiros), no feminino. Os atletas viajam no dia 25 de março. O técnico será Cláudio Roberto de Castilho.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Paulo Roberto, de 40 anos, continua competindo bem no alto nível. Foi sétimo colocado na maratona do Mundial de Moscou-2013 e o 19º no Mundial de Doha-2019, no Catar, prova disputada à meia-noite, com muito calor.

Radicado em Portugal, ele participa de várias provas no país pelo Run Tejo/CMSocks. Em janeiro, por exemplo, foi o segundo colocado na 22ª Meia Maratona Manuela Machado realizada em Viana do Castelo. Paulo Roberto completou o percurso de 21,1 km com o tempo de 1:04:56.

Para o técnico Cláudio Castilho, o Mundial de Meia Maratona é uma competição estratégica visando as maratonas que os atletas disputarão na segunda quinzena de abril, de olho na qualificação para os Jogos de Tóquio-2020. “É um termômetro muito importante. Os atletas vão tentar a melhor marca pessoal. Pelo novo sistema da World Athletics (ex-IAAF), todos tentarão uma pontuação expressiva na composição do ranking na briga por vagas em Tóquio”, comentou.

Mais em Atletismo