Siga o OTD

Atletismo

Primeiro campeão do Brasileiro Sub-16 vem da marcha atlética

O cearense Paulo Kennedy Rodrigues dos Santos venceu os 5.000 m da prova, no Estádio da UNIFOR, em Fortaleza, no Ceará

Paulo dos Santos, campeão dos 5.000 m marcha atlética (Dudu Ruiz/CBAt)

O primeiro campeão do Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 veio da marcha atlética 5.000 m em pista. No Estádio da UNIFOR, em Fortaleza, o cearense Paulo Kennedy Rodrigues dos Santos, da AMDM-CE, venceu em 25min32s85, a melhor marca pessoal do menino de 15 anos, numa carreira que começou em 2017. O campeonato iniciado nesta sexta-feira (20/9) termina no domingo (22/9), às 16h, com o revezamento 4×75 m.

O pódio da marcha atlética teve dobradinha cearense, com João Paulo Nobre de Oliveira, também da AMDM, em segundo lugar (25min34s25). Micael Reichert, da AABLU-SC, foi o terceiro (26mins57s89). Kauã Lucas Gasparim, da Prefeitura Municipal de Colombo-PR, liderou a prova até os últimos 200 m, quando Paulo deu uma arrancada e tomou a frente. Os dois travaram um duelo nos metros finais, mas Kauã foi desqualificado pela arbitragem, imediatamente após a linha de chegada, por “correr”.

+JÁ CONHECE O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO YOUTUBE?

Em 2018, Paulo dos Santos foi apenas o sétimo colocado no Brasileiro Sub-16. “Mas desta vez eu tinha consciência de que seria bom no sprint e, por isso, corri em segundo, marcando o líder”, disse o atleta, que começou e está até hoje na Associação dos Moradores do Bairro Dias Macedo de Fortaleza (AMDM).

Procurou o atletismo inspirado na Corrida de São Silvestre, que sempre acompanhou pela TV. Fez salto em altura, provas de velocidade, barreiras e corridas de fundo. Conheceu a marcha atlética quando o seu treinador, Luzemberg Lima, organizou uma prova de rua. “Fui e fiquei em segundo e comecei a fazer a marcha”, comentou. Disse que se inspira nos ensinamentos do pai Francisco, já falecido, na mãe Francisca, e na namorada Larissa.

Neste sábado (21/9), o programa de provas terá início às 8h (de Brasília). O Estádio de Atletismo da UNIFOR fica na Avenida Washington Soares, 1.321, em Edson Queiroz, Fortaleza.

Também é possível ver a competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TV NSports em sua plataforma de streaming. Na mesma plataforma ficam todos os vídeos das competições. Para ter acesso às imagens é preciso acessar https://canalatletismo.tvnsports.com.br ou baixar o app da TV NSports, disponível para Android e IOS.

Mais em Atletismo