Siga o OTD

Atletismo

Brasileiro Sub-16 define os atletas mais rápidos da categoria

Letícia de Oliveira e Renan Gallina, de 15 anos, foram os campeões dos 75 m rasos, a prova mais veloz nesta faixa etária

(Dudu Ruiz/CBAt)

O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 definiu quem são os dois atletas mais rápidos do país na categoria com a disputa dos 75 m neste sábado (21/9), na pista do Estádio da UNIFOR, em Fortaleza. A prova foi vencida por Letícia Quingostas de Oliveira (9s71, -0.9 m/s), do Centro Olímpico (SP) e Renan de Lima Gallina, da Associação Atlética de Maringá (8s40, -2.0 m/s). A competição termina neste domingo (22/9), com disputas a partir das 8h (de Brasília).

Letícia Quingostas de Oliveira dividiu o pódio com Julia Victoria Vaz Gonçalves, da APCEF-MG, com 9s87, e Suellen Silva de Sant’Anna, da AEFV, com 9s89.

Letícia, de 15 anos, que nasceu em Santa Maria das Feiras, em Aveiros, Portugal, mas vive no Jabaquara, em São Paulo, está no Centro Olímpico há 5 anos, treina com Alexandre Morato e busca inspiração na velocista Vitória Rosa – vencedora de três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, nos 100 m, 200 m e 4×100 m, e que disputará o Mundial de Doha, no Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro.

“Fui 4ª no Brasileiro do ano passado, mas evolui no bloco de saída, na posição do joelho, na corrida…”, diz Letícia, que chegou ao Centro Olímpico em uma peneira. “Eu amo o atletismo.” Acompanha também os barreiristas Alison Brendom dos Santos e Márcio Teles nas redes sociais. Neste domingo (22/9), Letícia corre os 300 m com barreiras.

Renan de Lima Gallina dividiu o pódio com Hudson de Oliveira Nunes, da APCEF-MG, com 9s87, e Enzo de Castro Barros, Luasa, com 8s56. “Essa prova sempre é bem disputada, eu me preparei, sabia que tinha condições, mas foi emocionante”, disse Renan que estabeleceu sua melhor marca pessoal na prova duas vezes, nas semifinais (8s45) e na final (8s40). Renan treina no Estádio Willie Davids em Maringá e também disputa o salto em altura.

Outro destaque da etapa deste sábado de manhã veio na qualificação do salto triplo feminino, com Beatriz Cristaldo dos Santos, do Instituto Foz-PR, que bateu o recorde brasileiro da prova, com 12,25 m (1.5). O recorde anterior, da própria Beatriz, era de 12,24 m (1.8), obtido em abril último, no Rio Grande do Norte.

No lançamento do martelo, Luis Felipe Barbosa, da AABB Atletismo-Cascavel (PR), travou um duelo com Gustavo Rodrigues Francisco, da APA-Petrolina, para ficar com a medalha de ouro, com 46,17 m. Gustavo levou a prata, com 45,21 m, e Leonardo Yan Lucas, da SEL/CBM, o bronze, com 43,73 m. O vice-presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Mota Campos, ex-lançador do disco e arremessador do peso, que está no Brasileiro Sub-16 representando a entidade neste fim de semana, premiou os atletas.

Todos os resultados podem ser consultados no site da competição.

Professores e crianças do projeto desenvolvido pela CBAt na Vila Olímpica de Messejana, em Fortaleza, com apoio da Enel, foram ao Estádio da Unifor para ver o Brasileiro Sub-16 e conhecer a pista.

Neste domingo (22/9), o programa de provas terá início às 8 horas. O Brasileiro Caixa Sub-16 termina às 16 horas com a disputa do revezamento 4×75 m masculino no Estádio de Atletismo da UNIFOR, localizado na Avenida Washington Soares, 1.321, em Edson Queiroz, Fortaleza.

Também é possível ver a competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TV NSports em sua plataforma de streaming. O endereço de acesso é https://canalatletismo.tvnsports.com.br ou pelo app da TV NSports, que pode ser baixado para Android e IOS.

Mais em Atletismo