Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Open Internacional de Atletismo e Natação começa nesta quinta

Elizabeth Gomes, no lançamento do disco

A partir desta quinta-feira, 25, 602 atletas, de 20 países, disputarão o Open Internacional de Atletismo e Natação, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). A edição deste ano superou o número de inscritos das edições anteriores. Até então, o evento de 2015, que reuniu 597 atletas, havia sido a maior. Em 2019, são 241 da natação e 361 do atletismo. Esta será a principal competição internacional dessas modalidades que o Brasil receberá na temporada e se estenderá até este sábado, 27.

O Open Internacional Loterias Caixa teve início em 2011 apenas com a natação. Dois anos depois, o atletismo ingressou no evento. No ano passado, 13 nações foram representadas na competição, sete a menos que a edição de 2019.

“Esse número expressivo de atletas mostra a credibilidade do nosso evento. Como ocorreram várias modificações no sistema de classificação, principalmente na natação, os atletas precisam se classificar internacionalmente para disputarem outros eventos regionais ou até os Jogos Paralímpicos. Então, o grande número de atletas que escolheram participar do Open mostra a nossa qualidade organizacional e técnica porque, ao mesmo tempo, estão ocorrendo eventos semelhantes em outros países e Seleções, como a China, optarem em vir ao Brasil representa isso”, comentou Alberto Martins, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Entre os 602 atletas inscritos no Open 2019 há 56 medalhistas paralímpicos, sendo 42 do atletismo e 14 da natação. No time brasileiro, o maior nome é o paulista Daniel Dias, que coleciona 24 láureas. Já na pista de atletismo, o alagoano Yohansson Nascimento, que subiu seis vezes ao pódio, estará em ação.

“O Open é uma competição muito importante para a gente, porque define muita coisa. É a nossa oportunidade para atingir os ínidices exigidos para o Mundial e para o Parapan de Lima. Será a primeira competição do ano e estamos ansiosos para competir. Sem falar que é muito bacana competir no Brasil, em casa, no CT Paralímpico que tem uma excelente estrutura”, disse o nadador Daniel Dias.

Já entre os estrangeiros, destaque para a Cuba, potência continental no atletismo, que trará os campeões paralímpicos Leinier Savón Pineda e Omara Durand. Enquanto na piscina, os adversários fortes estão na delegação chinesa. Guizhi Li, campeã paralímpica dos 50m livre S11 (cego total), e Bozun Yang, também da classe S11, detentor de 14 medalhas paralímpicas, nadarão em São Paulo.

O Open Loterias Caixa de Atletismo e Natação é chave para a classificação aos respectivos Mundiais e aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que acontecerão no segundo semestre. Vale ressaltar também que o evento faz parte do Grand Prix de atletismo e da World Series de natação, que são circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). As Seleções Brasileiras também terão a concorrência de atletas de clubes nacionais, que atingiram os índices estabelecidos para obter a classificação ao Open.

Além do Brail, África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Índia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela estarão representados no Open Internacional Loterias Caixa 2019.

Mais em Paralimpíada Todo Dia