Siga o OTD

Atletismo

Darlan Romani e Andressa Morais são destaques no GP Brasil

Campeões brasileiros são confirmados para a etapa de abertura do IAAF World Challenge 2019, que será disputado no dia 28, em São Paulo

Darlan Romani (Wagner Carmo/CBAt)

O catarinense Darlan Romani e a paraibana Andressa de Morais são dois dos destaques brasileiros do 35º GP Brasil de atletismo. A competição será no dia 28, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP).

Darlan Romani (Pinheiros-SP) ocupa a segunda colocação no arremesso do peso no Ranking Mundial da IAAF de 2019, com 21m83. Ele só está atrás do neozelandês Tomas Walsh, que marcou 21m91. É também recordista sul-americano 22m, quinto colocado nos Jogos do Rio 2016 e medalha de ouro na Copa Continental de Ostrava, em setembro de 2018.

“Estou animado para competir no GP Brasil e tentar o melhor resultado possível. Será minha primeira competição internacional da temporada, um ano importante, com vários torneios muitos especiais”, disse Darlan, que já no dia 3 de maio compete na etapa de abertura da Liga Diamante no Estádio Khalifa, em Doha, no Catar, mesmo palco do Mundial 2019.

Já Andressa de Morais (Pinheiros-SP) é recordista sul-americana do lançamento do disco, com 65m10, resultado alcançado no GP Brasil do ano passado, em Bragança. A atleta foi ainda medalha de prata na final da Liga de Diamante, com 64m65, em Bruxelas, na Bélgica, e terminou o ano em sétimo lugar no Ranking com os 65m10.

Mais destaques no GP Brasil de atletismo

Na mesma prova de Andressa de Morais, a gaúcha Fernanda Borges acabou a temporada na oitava colocação no Ranking da IAAF, com 64m66 e atualmente ocupa a terceira colocação em 2019, com 63m96.

Para o confronto com os brasileiros, a organização do GP Brasil de atletismo já anunciou alguns nomes. No peso masculino está confirmado o norte-americano Curtis Jensen, campeão no ano passado. No disco feminino, a atração será a norte-americana Valarie Allman, que no dia 11 de abril, em Chula Vista, nos Estados Unidos, obteve a marca de 67m15 e lidera o Ranking Mundial.

Entre os brasileiros no arremesso de peso, estão confirmados Wellington Silva Morais (Pinheiros-SP), William Denilson Dourado (Arpa-Rio Preto) e Saymon Hoffmann (Sogipa-RS).

No disco feminino, Andressa e Fernanda terão adversárias como Izabela Rodrigues da Silva, campeã mundial sub-20 em Eugene 2014 e Lidiane Milena Cansian qualificada para o Pan-Americano de Lima.

No arremesso do peso feminino, o grande nome do Brasil é Geisa Arcanjo (Pinheiros-SP), sétima colocada nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com seu recorde pessoal de 19m02.

Em Bragança, ela terá adversárias muito fortes com a trinitina Cleópatra Borel, campeã pan-americana em Toronto 2015, que tem 19m42 como melhor resultado, e as norte-americanas Jessica Ramsey (19m23) e Daniella Hill (19m64). As brasileiras Keely Christinne Medeiros, Livia Avancini e Amanda Scherer também estão confirmadas.

Hammer Throw Challenge

Além do IAAF World Challenge, o GP Brasil de atletismo abre também o IAAF Hammer Throw Challenge 2019. Entre os estrangeiros confirmados estão o britânico Nick Miller, de 25 anos, que terminou a temporada 2018 em terceiro lugar no Ranking Mundial, com 80m26, marca obtida, na Austrália.

O húngaro Bence Halász, de 21 anos, participa como o quarto colocado no Ranking passado, com 79m90, e este ano ocupa o nono lugar na lista, com 75m90.

Outro confirmado é o bielorusso Pavel Bareisha, de 28 anos, que terminou a temporada 2018 em 10º lugar, com 77m37. O seu melhor resultado é de 78m60, obtido em 2016.

O principal representante brasileiro na prova será Allan da Silva Wolski (Pinheiros-SP), que lidera o Ranking Nacional com 73m29, alcançado em 31 de março, em Concepción del Uruguay, na Argentina. Ele volta dos Estados Unidos, onde estava competindo, para participar do GP.

Estão inscritos ainda os brasileiros Luís Gustavo Aguiar da Silva, Ralf Rei Airton de Oliveira e Thiago Benedito da Silva.

Os interessados em assistir ao meeting, considerado o principal da América Latina, no estádio do CNDA têm de trocar seus ingressos por um quilo de alimento, de segunda-feira (22) a sábado (27) no Garden Shopping Bragança, das 10 às 22 horas. O shopping fica na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, s/n, km 53, bairro Campo Novo, em Bragança Paulista.

O GP Brasil de atletismo é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com patrocínio da Caixa e apoio da Prefeitura de Bragança Paulista.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo