Siga o OTD

Atletismo

Atletismo já tem programação na Olimpíada de Tóquio 2020

O atletismo será disputado de 31 de julho, com os 20 km marcha atlética no masculino, até 9 de agosto, com a maratona masculina

Thiago Braz, do salto com vara
Wagner Carmo/CBAt

O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio 2020 anunciou nesta terça-feira (16/4) o calendário completo das 33 modalidades esportivas, que serão disputadas de 24 de julho a 9 de agosto na capital japonesa.

Com duração de dez dias, a competição de atletismo nos 29º Jogos Olímpicos de Verão terá início na sexta-feira, 31 de julho, com a marcha atlética de 20 km masculina, que terminará em frente ao palácio imperial do Japão, e terminará no último dia dos Jogos, 9 de agosto, um domingo, com a maratona masculina.

Nesse meio tempo, a competição na Olimpíada de Tóquio 2020 será distribuída por 17 sessões no Estádio Olímpico de Tóquio.

+ CONFIRA O CALENDÁRIO DA COMPETIÇÃO

“O cronograma de Tóquio 2020 é substancialmente diferente dos horários olímpicos anteriores, mas oferecerá à grande maioria dos torcedores de atletismo a oportunidade de ver as medalhas olímpicas sendo decididas, com as finais marcadas em 15 das 17 sessões no estádio principal”, explicou o diretor de competições da IAAF Paul Hardy.

“Ter finais pela manhã, conforme solicitado pelo Comitê Olímpico Internacional, aumentará a visibilidade do atletismo em todos os fusos horários. Os eventos de maiores distâncias em estádio permanecem nas sessões noturnas para reduzir o risco de condições muito quentes para os atletas, enquanto os eventos de rua começarão o mais cedo possível”, concluiu.

O novo cronograma apresenta a grande novidade que é a disputa do revezamento misto de 4 X 400 m. É a primeira vez que o atletismo combina o talento de atletas masculinos e femininos em um evento nos Jogos Olímpicos.

– Desta forma, nove finais serão disputadas pela manhã – mais os três eventos de marcha atlética e as duas maratonas.

– O calendário foi feito de maneira que permita que atletas possam disputar duas provas: 100 m / 200 m, 200 m / 400 m, 800 m / 1500 m, 1500 m / 5000 m, 5000 m / 10.000 m.

– Todos os cinco eventos de rua serão realizados em dias separados, sem sobreposição, para que cada um tenha sua chance de ser o centro das atenções. Todos começarão às 6 horas, com exceção dos 50 km marcha, que terá largada às 5:30, para dar aos atletas as condições de participação mais seguras.

– O primeiro evento de atletismo do programa, a marcha atlética de 20 km, foi definido porque os atletas do Japão têm chance de brigar por medalhas.

– As provas de combinadas – decatlo e heptatlo – serão disputadas nos mesmos dias (5 e 6 de agosto) proporcionando uma possibilidade especial para os fãs deste eventos.

– O cronograma da Olimpíada permitirá tempo suficiente para os especialistas dos 400 m competirem no revezamento misto 4 x 400 m que será disputado no segundo dia, assim como os 400 m individuais e os revezamentos tradicionais de 4 x 400 m.

Mais em Atletismo