Siga o OTD

Assunção-2025

 

Brasil é ouro nos 800m e faz dobradinha no arremesso de peso do Pan Júnior



Brasil vence no Pan Júnior: ouro nos 800m feminino com Sabrina Pena e dobradinha no arremesso de peso masculino. Recorde da prova incluído



Sabrina Gabrieli Pena - Atletismo dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção
Sabrina Pena (Foto: Wander Roberto/COB)

Mais três medalhas para a conta do atletismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai. Nesta terça-feira (19), o Brasil foi ao lugar mais alto do pódio nos 800m feminino e fez dobradinha no arremesso de peso masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sabrina Gabrieli Pena o primeiro ouro individual do Brasil após entrar na segunda volta na liderança de pelotão e manter o ritmo forte até cruzar a linha de chegada com 2min05s87. Além do ouro, Sabrina também estabeleceu um novo recorde da prova no Pan Júnior. A canadense Avery Pearson levou a prata marcando 2min06s09, enquanto a venezuelana 2min06s10 ficou com o bronze. Outra brasileira na prova, Luise Rosa Braga fechou em 7º lugar, com 2min10s11.

Teve dobradinha brasileira final do arremesso de peso masculino. Vinicius Avancini e Alessandro Soares conquistaram a prata e o bronze da prova. Vinicius teve 18.31m como melhor marca, enquanto Alessandro conseguiu 19.97m. A medalha de ouro foi do argentino Juan Manuel Arrieguez, que arremessou para 18.36m.

Finais sem medalha

No salto em distância masculino, Gabriel Boza e Matheus de Barros acabaram se despedindo sem medalha. Com a chuva, pista molhada e interrupção devido a um acidente com outro atleta, os brasileiros não estavam em sua melhor forma. Matheus teve 7.01m como melhor marca após seis saltos e ficou em oitavo lugar, enquanto Gabriel parou na primeira parte da final ao fazer 6.82m em três chances e fechar na 11ª posição.

Arthur Luiz Neto encerrou sua participação no decatlo. Nesta terça-feira, o brasileiro competiu mais cinco provas da competição e terminou com a quinta posição somando 6640 pontos. O dia também marcou o início do heptatlo feminino. Após as disputas do 200m rasos, 100m com barreiras, arremesso de peso e salto em altura, Ana Luisa Caetano lidera com 3334 pontos. Tainara Mees está em 7º lugar com 2453 pontos. Na quarta-feira (20), mais três provas definem as medalhas.  

Semifinais

Lays Silva e Pietra Campbell irão representar o Brasil na final dos 100m com barreiras feminino. Com 13s43, Lays chegou em segundo lugar em sua bateria e garantiu vaga direta. Pietra fez 13s57 e ficou em quarto na sua bateria. Contudo, ela se classificou pelo seu tempo. 

Algo parecido aconteceu nos 400m rasos masculino. Vinicius Galeno ficou em terceiro na sua bateria da semifinal, com 46s44, e garantiu vaga direta na decisão. Em seguida, Jadson Lima ficou em quarto marcando 46s93, mas se classificou por tempo. Na versão feminina, Julia Ribeiro chegou em terceiro lugar na sua semifinal, com 54s30, e avançou à final.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Assunção-2025