O taekwondo brasileiro encerrou sua participação nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai, com chave de ouro. Neste domingo (17),último dia da modalidade no evento, o Brasil conquistou o título na disputa por equipes mistas. O país ainda competiu no poomsae individual.
Estreando nas semifinais, o trio formado por Henrique Marques, Guilherme Morais e Camilly Gosch bateu o México por 2 a 0 (28/23 e 58/13). Na decisão, repetiram o placar diante da Colômbia (29/13 e 14/12).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com a medalha por equipes, o taekwondo encerrou o Pan Júnior de Assunção com cinco pódios. Foram duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Henrique Marques foi campeão nos 80kg individual, enquanto Matheus Gilliard ficou com a prata nos 58kg. Ana Carolina Macedo (-57kg) e Erick Vinicius (+80kg) faturaram o bronze.
Poomsae
Em paralelo as disputas por equipes, aconteceram também as competições individuais do taekwondo poomsae. Nesta modalidade, ao invés de lutarem, os atletas fazem apresentações simulando golpes e movimentos de luta. Quem executar melhor, soma mais pontos e vence o duelo.
O Brasil esteve representado por Willian Rafael no individual masculino e Larissa Thozeski no feminino. Willian chegou perto de garantir um lugar no pódio após vencer o costa-ricense Carlos Jimenez nas oitavas, mas parou nas quartas contra o americano Sunghyun Gun. A competição não tem repescagem. Dessa forma, os semifinalistas conquistam o bronze. Por outro lado, Larissa parou logo na primeira rodada, contra a costa-ricense Valeria Nuñez.