Siga o OTD

Almanaque

Todos os Jogos de Inverno: Chamonix-1924

A primeira edição dos Jogos Olímpicos nasceu como um festival internacional de esportes de inverno, com 258 atletas participantes de 16 países

Conheça um pouco da história dos Jogos de Chamonix-1924, a primeira Olimpíada de inverno da história.

Jogos de Chamonix-1924

Data de disputa: 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 1924
Total de atletas participantes: 258 (11 mulheres e 247 homens)
Países participantes: 16
Total de eventos com medalhas em disputa: 16
Modalidades: bobsled, combinado nórdico, esqui cross-country, hóquei no gelo, patinação artística, patinação de velocidade, patrulha militar e salto de esqui.

Reconhecimento posterior

Os Jogos de Inverno nasceram como um festival internacional de esportes de inverno! Organizado pelo Comitê Olímpico Francês, com patrocínio do COI (Comitê Olímpico Internacional), o evento foi considerado um sucesso na época, atraindo 10.004 espectadores pagantes. Em 1926, durante a 25ª Sessão do COI, realizada em Lisboa, o festival de Chamonix foi reconhecido como os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

Medalhas atrasadas

Por incrível que pareça, as cerimônias de entrega de medalhas só foi acontecer pouco antes do discurso de encerramento feito pelo Barão de Coubertin. Como vários atletas já tinham ido embora, coube ao jornalista e dirigente francês Frantz Reichel entregar as láureas para outros membros de suas equipes.

Canadenses arrasadores

Talvez a performance mais impressionante na primeira edição dos Jogos de Inverno foi da equipe de hóquei no gelo do Canadá. Nas primeiras três partidas da competição, marcaram impressionantes 85 gols sem sofrer nenhum. Ao final, faturaram a medalha de ouro com 122 gols a favor e apenas três contra.

Um erro que durou 50 anos

Uma falha por um erro de marcação custou nada menos do que 50 anos de espera para o americano Anders Haugen receber sua medalha de bronze no salto de esqui. Ele recorreu, mas seu caso demorou meio século para ser resolvido. Em 1974, quando estava com 83 anos, teve em mãos a sonhada medalha de bronze.

Quadro de medalhas (cinco primeiros)

    1. Noruega – 17 (4 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze)
    2. Finlândia – 11 (4 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze)
    3. Áustria – 3 (2 de ouro e 1 de prata)
    4. Suíça – 3 (2 de ouro e 1 de bronze)
    5. EUA – 4 (1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze)

 

VEJA TAMBÉM:

COI volta a se preocupar com os custos dos Jogos de inverno. Mas os de 2026 
Esportes de PyeongChang-2018: biatlo 
A chama olímpica está de volta, rumo a PyeongChang-2018

Mais em Almanaque