Siga o OTD

Basquete

NBA terá seis brasileiros nessa temporada de 2017/18

Mark D Smith

Com Georginho de Paula, contratação do Houston Rockets, a temporada de 2017/18 contará com seis brasileiros na NBA. A liga começa nos dias 17, 18 e 19 de outubro. O jogador é também o 19º nascido em terras tupiniquins a desfilar seu basquete nos EUA.

Acesse a tabela da NBA e veja os dias que jogam os brasileiros

Confira o perfil de cada um deles e aqueles que ainda podem pintar na maior liga de basquete do mundo: 

Nenê Hilário – Houston Rockets 

Sem dúvidas, o maior jogador, em termos de basquete e carreira dessa lista. Com história consolidada na NBA, Nenê chega ao 16º ano disputando a maior liga de basquete do mundo.

Hoje aos 35 anos, o pivô tem médias na carreira de 12 pontos e 6 rebotes, jogou dez anos no Denver Nuggets e cinco no Washington Wizards até chegar no seu time atual, o forte Houston Rockets.

Em entrevista recente, Andrew Bogut, pivô do Lakers, colocou Nenê como melhor pivô da liga chamando-o de de pouco valorizado.

Raulzinho Neto – Utah Jazz

‘Raulzinho’ chegou à NBA em 2015, jogando pelo Utah Jazz, time que defenderá nessa temporada.

Jogando pela seleção brasileira desde 2010, o armador tem demonstrado uma evolução constante, atuando melhor a cada temporada. Estava ganhando bastante tempo de jogo até as lesões na temporada passada. A expectavita é a de que ele jogue bastante esse ano em Utah.

Na liga, tem médias de 15 minutos e 5 pontos por jogo.

Cristiano Felício – Chicago Bulls 

Felício saiu do Flamengo com alta expectativa dos fãs brasileiros, que acreditavam que o pivô de 2,06m deslancharia na NBA.

O jogador, que participou das Olimpíadas de 2016, tem ganhado cada vez mais minutos no Chicago Bulls e a tendência é jogar mais ainda com as saídas dos destaques Jimmy Butler, Rajon Rondo e Dwayne Wade.

O jovem tem médias de 4 pontos e 4 rebotes nos EUA e tem como grande destaque um jogaço contra os Cavs, no qual ele marcou 16 pontos, acertou 7-7 arremessos, pegou 5 rebotes, bloqueou dois arremessos e ainda fez uma assistência na vitória por 105-102.

Felício com a camisa dos Bulls / NBA.com

Lucas ‘Bebê’ Nogueira – Toronto Raptors 

Mais um pivô brasileiro na NBA, teve muito mais tempo de jogo na última temporada do que no resto da carreira. Jogando em Toronto por mais uma temporada, deve jogar com frequência também.

É outro que tem 25 anos e médias de 3,7 pontos por jogo e 3,4 rebotes por jogo.   

Ainda não recebeu chances na seleção brasileira principal mas tem passagens pelo sub-17 e 19.

Bruno Caboclo – Toronto Raptors 

O jovem de 22 anos foi outro que saiu do Pinheiros com muita expectativa. Parceiro de “‘Bebê” nos Raptors, o ala tem sido pouquíssimo aproveitado. Conta em sua vantagem o fato de ser muito jovem.

No alto de seus 2,06m, Caboclo é outro dessa lista com passagens pela D-League, a liga de desenvolvimento da NBA. Foi campeão e teve destaque pelos Raptors 905 em 2017.

Georginho de Paula – Houston Rockets 

Revelado também pelo Pinheiros, Georginho é o mais novo brasileiro na NBA.

Após boas temporadas pelo Paulistano, na NBB, inclusive a última, na qual obteve médias de 13 pontos, 4 rebotes e 4 assistências, o brasileiro tentou ser draftado, sem sucesso. Recebeu o convite para jogar a Summer League pelo Houston Rockets e agradou seus treinadores a ponto de ser contratado pela equipe de James Harden.

Vai jogar junto com Nenê, o que deve ser muito benéfico para o jovem ganhar experiência de alguém bem rodado.

George de Paula na Summer League / Divulgação

Menções

Vale a pena lembrar que alguns brasileiros que foram dispensados na última temporada, ainda têm mercado na NBA. Esses são os casos de Leandrinho Barbosa, campeão em 2014-15, Anderson Varejão, campeão em 16-17 e Tiago Splitter, campeão em 13-14, que jogaram por último pelo Phoenix Suns, Golden State Warriors e Philadelphia 76ers, respectivamente.

Mais em Basquete