Siga o OTD

Wrestling

Brasileiro participa do Pan-Americano imaginando 2020

RuivaFight/CBW

Michael Lima participa do Pan-Americano Júnior de Wrestling sonhando em participar dos Jogos Olímpicos de 2020 com o irmão

Michael Lima é o lutador que vai representar a o Brasil na categoria 72kg do estilo greco-romano. O início do atleta no wrestling foi no Lar Fabiano de Cristo com o professor Renato Fonseca. Logo depois, o lutador levou o irmão mais novo Edson para acompanhá-lo nos treinos e pela primeira vez. O primeiro torneio disputado foi o Brasileiro Cadete  2015, na cidade de Baía Formosa, Rio Grande do Norte. Três anos depois o paraibano vai vestir pela primeira vez a malha da equipe seleção brasileira em um torneio internacional.

“Comecei a praticar esportes no judô e depois que o professor Renato Fonseca mostrou o wrestling a identificação foi bem rápida. Logo depois, Edson começou a treinar também e é uma alegria muito grande disputar o primeiro Pan-americano. Nossos professores nos incentivam muito a seguir uma carreira no esporte e tenho certeza que essas conquistas são fruto de muito trabalho e esforço”, celebrou o paraibano Michael, de 20 anos, idade limite da categoria entre os juniores.

Além dos treinadores, Michael terá um companheiro de treino, equipe e casa. O irmão Edson Júnior vai lutar na categoria acima, até 77kg. do estilo greco-romano. Não é incomum irmãos disputarem campeonatos e até Jogos Olímpicos no wrestling. No Brasil, Antoine Jaoude e Adrian Jaoude representaram juntos a equipe brasileira inúmeras vezes. Os irmãos Mark e Dave Schultz, embora em Jogos Olímpicos diferentes, lutaram e ganharam medalhas pela equipe norte-americana.

“É um sonho disputar os Jogos Olímpicos ao lado do meu irmão e vamos treinar para que isso aconteça. Vamos representar o Brasil juntos neste Pan-americano e já vai ser uma alegria muito grande. É sempre bom ter a família por perto em todos os momentos e neste Pan-americano não vai ser diferente. Todos aqui no estado da Paraíba estão evoluindo e acredito que nosso segredo seja a vontade acompanhada de muito esforço”, revelou Michael, prata no Brasileiro 2017 e ouro em 2018.

Para sair com um bom desempenho de sua estreia em Pan-americanos, Michael está 100% voltado para o estilo greco-romano. Onde treina, os atletas estão acostumados a treinar os do estilos de wrestling: o greco-romano onde é proibido utilizar as pernas para defender e atacar, e o estilo livre, como o próprio o nome já sugere, os lutadores estão livres para usar a pernas e braços para defender e atacar. Michael não esconde a ansiedade e pretende transformar o suor em medalha.

“Ano passado fiquei em segundo, mas este ano consegui vencer o Brasileiro e vou poder estrear no Pan. Os treinos têm sido mais específicos para o estilo greco-romano e espero conquistar uma medalha. Todos aqui estão unidos e torcendo para cada um subir ao pódio e o Brasil ir bem. Com muita união e garra vamos longe”, afirmou Michael.

Como torcer para Michael Lima no Pan-americano Júnior de Wrestling 2018:

Categoria: até 72kg do estilo greco-romano
Dia da luta: 17/08
Local: Centro de Formacao Olimpica do Nordeste Av. Alberto Craveiro s/n, Castelao, Fortaleza – Ceara
Horário:  Eliminatórias 10h às 15h e finais

Mais em Wrestling