Siga o OTD

Volta Olímpica

Duda Lisboa é a jogadora mais nova do Finals de Hamburgo

Aos 21 anos, a multi-campeã Duda Lisboa não sabe o que vai acontecer em sua primeira Olimpíada (Jogos de Tóquio). Só sabe que quer ter o melhor dia de sua vida.
Reprodução/Instagram

Com apenas 20 anos, Duda Lisboa é um dos destaques do World Tour Finals de Hamburgo de vôlei de praia

As vinte melhores jogadoras de vôlei de praia da atualidade estão reunidas, nesta semana, em Hamburgo, Alemanha, para a disputa do Finals. A competição é a mais importante da temporada na modalidade, já que envolve as dez duplas primeiras colocadas do ranking mundial. A mais jovem da lista é Duda Lisboa, de apenas vinte anos, que joga ao lado da vice-campeã olímpica Ágatha, de 35.

A dupla começou com vitória, na última quarta-feira (15), a trajetória na competição. Em partida válida pelo grupo B, derrotaram as alemãs Bieneck e Schneider por 2 a 1. E já conseguiu a segunda vitória nesta quinta-feira (16).

A importância dada à brasileira pelo torneio se vê no centro de imprensa da competição. Um totem, quase em tamanho real, da jogadora é exposto, como uma das principais garotas propagandas do torneio.

A média de idade das jogadoras do torneio é de vinte e oito anos. Mesmo oito anos mais nova do que as principais rivais, Duda tem um currículo recheado. Já foi campeã mundial sub-19 e sub-21, além de ter sido medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014.

Na Olimpíada de Tóquio, Duda terá 22 anos. Apenas uma jogadora conseguiu uma medalha olímpica tão jovem. A chinesa Xue Chen foi bronze em Pequim 2008 com apenas 19 anos. A média de idade de uma medalhista olímpica no vôlei de praia é de 30 anos.

Neste ano, ao lado de Ágatha, disputou dez etapas do Circuito Mundial. Foi campeã em Itapema, no Brasil, além de ter sido prata em Moscou, na Rússia, e bronze em Varsóvia, na Polônia. Os resultados levaram o time para a liderança do ranking mundial.

Mais em Volta Olímpica