Siga o OTD

Vôlei de Praia

Circuito Brasileiro Challenger começa nesta sexta em Bauru

Divulgação/CBV

A segunda etapa da temporada 2017 do Circuito Brasileiro Challenger acontece nesta semana, em Bauru (SP), com a presença de grandes craques do vôlei de praia. Após a cidade receber a disputa do Circuito Brasileiro Sub-21, agora será a vez de atletas de todo país lutarem pelo título da competição adulta. Os jogos ocorrem de sexta (09) a domingo (11), no Aeroclube, na Avenida Getúlio Vargas, com entrada franca à torcida.

Na etapa de abertura do Circuito Brasileiro Challenger em maio, em Maringá (PR), Fernandão/Bruno (ES/AM) e Lili/Josi (ES/SC) ficaram com a medalha de ouro. Agora, em Bauru (SP), uma das grandes novidades será a estreia de uma parceria entre medalhistas olímpica e pan-americana.

Juliana, medalhista olímpica de bronze em Londres-2012, ao lado de Larissa, estreia parceria com a jovem cearense Carolina Horta, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015. Será o primeiro torneio do time, que treinará em Fortaleza.

O Circuito Brasileiro Challenger mantém em atividade atletas que não estão disputando o Circuito Mundial, garantindo um calendário competitivo durante toda ano. O torcedor poderá ver em ação atletas olímpicos como Benjamin (Atenas-2004) e Renata (Pequim-2008), além de campeões do Circuito Mundial, como Harley, melhor do mundo e vencedor do giro em 2008.

A nova geração do vôlei também estará presente com vários campeões mundiais de base, como Arthur Lanci, Ana Patrícia, Andressa, Tainá e Victoria. Ao todo serão 16 duplas no torneio masculino e outras 16 entre as mulheres, 12 que entram direto na fase de grupos, a partir de sexta-feira (12.05), e outras quatro definidas no qualificatório, que ocorre no dia anterior.

No masculino, já estão classificados à fase de grupos pelo ranking ou convite os times, Fernandão/Bruno (ES/AM), Artur Lanci/Allison (PR/SC), Hevaldo/Borlini (CE/ES), Miguel/Ramon Gomes (MS/RJ), Pedro Henrique/Felipe Cavazin (PB/PR), Léo Gomes/Bernat (RJ), Gabriel Gouveia/Adrielson (RJ/PR), Harley/Luciano (DF/ES), Gilmário/Moisés (PB/BA), Ícaro/Fabiano (PB/PE), Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ) e Daniel Souza/Ferramenta (RJ).

Entre as mulheres já estão garantidas Tainá/Victoria (SE/MS), Val/Ângela (RJ/DF), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Aline/Thais (SC/RJ), Andrezza/Andressa (AM/PB), Izabel/Rachel (PA/RJ), Renata/Semírames (RJ/SP), Luiza Amélia/Neide (CE/AL), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Fabíola/Fabrine (DF/BA), Rafaela/Carol Won-Held (PA/RJ) e Juliana/Carol Horta (CE).

Sistema de disputa
Os 16 times finais são divididos em quatro grupos de quatro equipes e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (sábado). Os primeiros de cada chave vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros colocados jogam uma fase a mais, a repescagem. Ainda no segundo dia ocorrem as disputas das quartas de final. O terceiro e último dia (domingo) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos naipes.

O Challenger é composto por quatro etapas. Após passar por Maringá (PR) e agora em Bauru (SP),  as cidades de Palmas (TO) e Rio de Janeiro (RJ) receberão as próximas paradas. O time vencedor de cada etapa soma 400 pontos no ranking, além de receber uma premiação de R$ 13 mil. Somando os dois naipes, o torneio distribui quase R$ 130 mil.

Ao final dos quatro etapas, as duplas masculina e feminina que somam mais pontos são eleitas campeãs gerais da temporada.

SERVIÇO – CHALLENGER BAURU (SP)
Data: Sexta-feira (09.06) a domingo (11.06)
Horário: A partir das 8h
Local: Aeroclube, Avenida Getúlio Vargas, s/n
Entrada gratuita

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei de Praia