Siga o OTD

Vôlei

Brasil cai para os EUA e está fora da final da Liga das Nações

Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos por 3 a 2 na semifinal e agora disputa o bronze na Liga das Nações

Divulgação/FIVB

O Brasil perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 2 neste sábado (13), em Chicago, e ficou fora da final da Liga das Nações de vôlei masculino. As parciais foram 25/21, 17/25, 21/25, 25/20 e 15/9. A decisão será entre EUA e Rússia, que fez 3 a 1 na Polônia na outra semifinal, enquanto o  Brasil decide o terceiro lugar contra os poloneses. Os dois jogos são no domingo (14).

A maior dificuldade do time de Renan no jogo, que acabou sendo determinante na derrota, foi o saque balanceado dos rivais. Fizeram estrago na recepção da seleção e construiram o caminho da final para o time da casa.

O bloqueio brasileiro também não jogou bem e saiu de quadra com apenas quatro pontos. Os EUA marcaram onze neste fundamento. Nos outros, o equilíbrio prevaleceu.

No ano passado, primeira edição da competição, o Brasil teminou em quarto lugar, perdendo para os EUA na disputa pelo terceiro. A final foi entre Rússia e França, com vitória dos russos que, portanto, agora tentam o bi.

Virada e revirada

Na semifinal deste sábado, os EUA jogaram melhor o primeiro set e aos poucos abriram vantagem. Muito mais volume de jogo, quase sem erros. Já o Brasil perdia muitos contra-ataques e errava. Foram onze erros na primeira parcial, contra apenas quatro deles.

No segundo set, a seleção voltou melhor, errou bem menos e conseguiu comandar o placar pela primeira vez no jogo no 3 a 2. Logo a seguir, em quatro pontos seguidos, abriu 12 a 8 e tomou conta do jogo. No final, a distância cresceu ainda mais um pouco e os brasileiros fecharam em 25 a 17.

O terceiro set foi parecido. O começo com os times trocando pontos, até que em momentos pontuais o Brasil foi abrindo. Primeiro fez 6 a 3 e depois 14 a 10. Os EUA, desta vez, conseguiram reagir e quase empataram em 18, mas o Brasil se segurou na frente. Dali para a frente, só fez abrir mais para virar o jogo com 25 a 21 na quarta parcial.

O quarto set foi mais brigado. Os times lutando ponto a ponto até que os Estados Unidos fizeram 12 a 10 e não perderam mais a dianteira até empatar no 25 a 20. No tie break o Brasil começou melhor, mas os EUA viraram no 5 a 4 e depois passearam até vencer e seguir para tentar vencer o campeonato jogando em casa.

Mais em Vôlei