Siga o OTD

Vela

Robert Scheidt disputa Europeu de Star “em casa” na Itália

Ao lado do proeiro Henry Boening, o Maguila, bicampeão olímpico vai fazer uma pausa da preparação olímpica na classe Laser

(GillesMorelle/SSL)

O brasileiro Robert Scheidt dá um tempo na campanha visando a classificação aos Jogos de Tóquio 2020 na classe Laser para disputar o Campeonato Europeu da classe Star a partir desta quarta (15). A disputa será em Riva Del Garda, na Itália, cidade colada em Torbole, onde mora com a família.

Robert Scheidt estará em lado do proeiro Henry Boening, o Maguila, para o Europeu de Star ‘caseiro’.

“Estou bem animado para o Europeu, ainda mais por ser próximo de casa, o que não envolve viagem nem logística. Além disso, a competição servirá como um cross training para a campanha olímpica.”, disse o bicampeão olímpico.

“Se por um lado não estarei em cima do Laser, por outro, se faz várias coisas no Star que valem como uma simulação. Durante as regatas, você está escorando, usando as pernas, fazendo largadas. Taticamente é um exercício muito bom, pois as classes são parecidas nesse sentido. Além disso, será bom para a preparação física, pois venta forte aqui no Lago Di Garda”, diz Robert Scheidt.

Europeu da Classe Star

O Campeonato Europeu da Classe Star é válido também como a primeira edição da SSL Breeze Grand Slam da Star Sailors League (SSL), status que elevará a premiação geral a U$ 100 mil, além de atribuir 2.500 pontos à dupla campeã no Ranking SSL.

Estão inscritas 96 duplas de 23 países, mas a expectativa do clube anfitrião, Fraglia Vela Riva, é de que esse número chegue a 100 barcos alinhados para a largada no Lago Di Garda. As regatas seguem até domingo (19).

Henry Boening, foi vice-campeão nas duas últimas edições da SSL Finals com Robert Scheidt, garante que a dupla entra com disposição para brigar pelo título. “Velejar com o Robert sempre traz uma expectativa positiva. Ele está na casa dele e possui um conhecimento a mais da raia. Estamos com um barco bom, da SSL, e o vento no Lago Di Garda costuma ser forte, o que nos favorece, mas um campeonato com tantos barcos é muito difícil.

Robert compartilha a animação de Maguila. “Acredito que vai ser um campeonato muito bom, bastante disputado e com alto nível técnico. A Star é uma classe que gosto muito, mas em que velejo pouco ao longo do ano. Assim, é sempre bom poder voltar a competir. Matar a saudade. O Henry é um excelente proeiro e um grande companheiro. Espero ter uma semana de regatas bem divertida e vamos lutar por um lugar no pódio, de preferência, o mais alto”, completa o maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios.

Retorno à classe olímpica

Após o Europeu de Star, Robert retorna com tudo para a campanha olímpica. A partir de 3 de julho, vai disputar o Campeonato Mundial na Classe Laser, na mesma raia das regatas da Olimpíada do Japão, evento que serve como uma das seletivas para a definição da equipe brasileira para Tóquio/2020. Ele ainda deve voltar ao país asiático em agosto, para participar do evento teste dos Jogos.

O Troféu Princesa Sofia e a Semana de Vela de Hyères, entre o final de março e início de maio, foram os primeiros grandes testes para Scheidt após decidir fazer campanha para a Olimpíada de Tóquio, em 2020, há pouco mais de três meses. O brasileiro tem apresentado evolução constante na classe Laser. Em ambas as disputas, ficou a apenas uma posição da medal race.

O bicampeão olímpico vai em busca da sexta medalha, a quarta na Classe Laser, na qual acumula os ouros em Atlanta/1996 e Atenas/2004 e uma prata (Sidney/2000). Se conseguir a classificação, Scheidt será o recordista brasileiro em participações em Olimpíadas, com sete no currículo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela