Siga o OTD

Vela

Scheidt mostra evolução e fica a uma posição da medal race

Em dia de vento forte, bicampeão olímpico sobe da 15ª para a 11ª colocação na classificação geral da flotilha ouro na Classe Laser da Semana Olímpica de Vela da França. Apenas 13 pontos o tiraram da luta pelo pódio neste sábado (4)

Divulgação/ZDL

Robert Scheidt ‘bateu na trave’ na Semana Olímpica de Vela da França. Nesta sexta-feira (3), o bicampeão olímpico encerrou sua participação na flotilha ouro em Hyères subindo para a 11ª colocação, a apenas uma posição da medal race, que será neste sábado (4). A competição francesa reuniu 69 barcos e faz parte da preparação do brasileiro visando a vaga na Classe Laser da equipe nacional que vai disputar a Olimpíada de Tóquio, em 2020.

“Tivemos um dia bem duro, com vento muito forte. Começou 18 nós na primeira regata, subiu para vinte e poucos na segunda e chegou a 25, beirando os 30 nós, na terceira. Fui bem nas duas provas iniciais, ficando em sexto e décimo lugares. Infelizmente, na última, dei uma escorregadinha e poderia ter velejado melhor. Por pouco não estou na medal race, que era o objetivo aqui em Hyères”, explicou Robert Scheidt.

+ CONFIRA OS RESULTADOS DA LASER

Em sua segunda grande competição após mais de dois anos ausente na Classe Laser, Scheidt faz uma avaliação positiva da participação na França. “Foi um pena não disputar a medal race. O lado positivo é que cresci dentro da competição. Fui melhorando minha velejada, minhas largadas, que estavam um pouco problemáticas. Esse foi um campeonato que comecei meio ruim. Pequei nos dois primeiros dias, mas consegui melhorar. Passei bem perto do objetivo final e preciso melhorar mais. Falta pouco para velejar no top 10, bem pouco”, garantiu o atleta de 46 anos.

Com o sexto, décimo e 14º lugares desta sexta-feira, Robert subiu da 15ª para a 11ª colocação na classificação geral, com 95 pontos perdidos. Apenas 13 pontos separaram o brasileiro da medal race, já que o décimo colocado, o neozelandês Thomas Saunders, fechou a flotilha ouro com 82 pontos perdidos. Nesta sábado (4), Scheidt estará na água para a última regata do programa para os velejadores entre a 11ª e 35ª posição na tabela. A liderança continua com o australiano Matthew Wearn, com 14 pontos perdidos.

Rumo a Tóquio/2020 – A Semana Olímpica de Vela em Hyères é a segunda grande competição de Robert Scheidt em seu retorno à campanha olímpica na Classe Laser, após mais de dois anos. A primeira foi o 50º Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na Espanha, encerrado dia 6 de abril. Robert terminou em 12º lugar, a apenas 12 pontos da medal race.

Depois da competição em Hyères, a programação de Scheidt na escalada rumo a Tóquio/2020 vai incluir mais treinos físicos e técnicos na Itália até julho, quando, a partir do dia 3, disputa o Campeonato Mundial na Classe Laser, que será na mesma raia das regatas da Olimpíada do Japão. Ele ainda deve voltar ao país asiático em agosto, para participar do evento teste dos Jogos.

Mais em Vela