Siga o OTD

Tênis

ITF corta gastos para manter empregados durante a pandemia

Com mais de 900 torneios atingidos pelo coronavírus, a Federação Internacional de Tênis detalhou um planejamento para reduzir as despesas

A ITF, Federação Internacional de Tênis divulgou medidas (diretrizes) para o retorno do tênis - visando diminuir o risco do coronavírus
Torneios de tênis estão suspensos até meados de julho (Foto: Divulgação/Sogipa)

Assim como outras entidades do esporte mundial, a Federação Internacional de Tênis (ITF) está se desdobrando para permanecer estável financeiramente durante a pandemia do coronavírus. A entidade emitiu um comunicado nesta quinta-feira (9) detalhando um plano de medidas para manter o emprego de seus profissionais, apesar de sofrer com 900 torneios cancelados ou adiados ao redor do planeta.

Na nota, a ITF ressalta que é uma organização sem fins lucrativos e investe 90% dos lucros em projetos que fomentam e sustentam a modalidade nos 210 países associados.

“A ITF está comprometida em adotar uma abordagem justa e equitativa para as várias partes interessadas afetadas pelos desafios que enfrentamos agora, garantindo ao mesmo tempo que a organização como um todo possa continuar operando de maneira eficaz”, escreveu a entidade em nota.

“Estamos constantemente revisando nossas atividades e operações, a fim de minimizar o impacto dessa pandemia sobre as partes interessadas, jogadores e funcionários, concentrando nossos esforços em abordar as áreas que estão sob nossa autoridade de controle”, completou.

Corte de gastos

Para sustentar a totalidade dos empregos, a ITF decidiu pelo corte de gastos e concedeu uma licença para metade dos trabalhadores. O restante segue trabalhando para manter ativo os serviços essenciais, mas com uma redução de 10% do salário. A direção, por sua vez, diminuiu os vencimentos em 20%, enquanto o presidente da entidade, David Haggerty, teve um decréscimo de 30% nos ganhos.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“A situação que estamos enfrentando representa um desafio fundamental para nossa organização e para o nosso esporte. O nosso objetivo é garantir o crescimento a longo prazo e a sustentabilidade do tênis em colaboração com nossos 210 países membros. É por isso que estamos tomando decisões difíceis no curto prazo, para que possamos continuar a oferecer tênis para as futuras gerações em todo o mundo”, disse David Haggerty.

A ITF já adiou mais de 900 torneios do nível juvenil ao profissional, tanto femininos como masculinos, passando pelo circuito de tênis de praia e cadeira de rodas, por conta da pandemia do coronavírus. A temporada da grama, inclusive, está cancelada em sua totalidade, já que os torneios tutelados pela própria ITF, WTA e ATP estão suspensos até o dia 13 de julho.

Mais em Tênis