Siga o OTD

Surfe

AO VIVO: Etapa de Portugal

Gabriel Medina pode ser campeão mundial se vencer a etapa de Portugal e Julian Wilson perder nas quartas. Assista ao vivo aqui no OTD!

Nesta terça-feira (16) a janela do MEO Rip Curl Pro Portugal será aberta em Supertubos, Peniche. A etapa é a última antes da decisão da temporada no Havaí. Três surfistas seguem ponto a ponto na briga pelo título de 2018. São eles: os brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo e o australiano Julian Wilson. Medina tem uma pequena vantagem, conquistada na França e vestirá a lycra amarela em Portugal, Filipinho vem em 2º e Julian está em 3º, mas embalado após o título na última etapa. A primeira chamada do evento acontece às 3h45, da madrugada de segunda para terça-feira, horário de Brasília. Assista ao vivo aqui no OTD!

A temporada de 2018 é, certamente, a mais disputada e com maior qualidade técnica dos últimos anos. Após o bicampeonato largo de John John Florence em 2016 e 2017, o ano tem tudo para ter emoção até as baterias finais em Pipeline. Isso acontece não somente pois há 3 surfistas em condições muito parecidas no ranking, mas sim porque eles estão muito acima dos outros 31 competidores e têm tudo para chegar nas fases finais tanto em Portugal quanto no Havaí.

Como o nome do pico diz, queremos ver tubos. E é isso o que a previsão indica. O furacão Leslie, que atingiu a Europa nas últimas semanas, ainda faz efeito nas ondas do local. O grande problema, no entanto, são os ventos que devem atingir a praia nos primeiros dias de competição. De qualquer forma, a WSL pode colocar os homens no mar neste início de janela.

Um título para cada um dos 3 em Portugal

Gabriel Medina e Julian Wilson em Portugal 2017. Foto: WSL/Divulgação

Tamanho é o equilíbrio que Gabriel Medina, Filipe Toledo e Julian Wilson tem uma conquista em Portugal cada. A de Toledo foi contra Ítalo Ferreira em 2015, na primeira final 100% brasileira da história do CT. Mas, o mais interessante é que os canecos de Medina e Julian foram exatamente um em cima do outro. Medina venceu ano passado e Julian em 2012. O tempero extra é que foi o australiano quem eliminou Gabriel na França há poucos dias. Ou seja, a rivalidade está mais quente do que nunca.

Com os descartes, Filipinho seria o líder

Ao final de cada temporada são descartados os dois piores resultados de cada surfista no ano. Na classificação de momento, a WSL não conta com esses descartes e somente por isso Gabriel Medina está na liderança. No entanto, em um breve exercício, é possível perceber que Filipe Toledo é o virtual líder do ranking, pois descartará resultados piores que o de Medina, ou seja, perderá menos pontos quando isso acontecer.

Veja abaixo a classificação com e sem descartes:

Gabriel Medina 51.770 (com os descartes, ele teria 46.045)
Filipe Toledo 51.450 (com os descartes, ele teria 48.120)
Julian Wilson 47.125 (com os descartes, ele teria 45.040)

Briga para ficar no CT

A briga também está pegando fogo na parte de baixo da tabela.  Isso porque das 22 vagas para o CT 2019 apenas 16 estão preenchidas. Há 6 vagas em jogo e mais de 15 atletas querendo agarra-las. Entre eles, 4 são brasileiros: Yago Dora (21º), Tomas Hermes (24º), Jesse Mendes (30º) e Ian Gouveia (31º). A situação de Yago é a mais favorável, tendo em vista que sua fase é realmente boa. Apenas alguns detalhes estão o separando da vitória e ele está se aperfeiçoando. Já Tomas Hermes vive situação delicada. Ele começou muito bem o ano, mas tirando a primeira etapa, em que chegou na semifinal, não passou nenhuma vez do round 3. Precisa se superar se quiser continuar na elite.

Ian Gouveia entubando em 2017. Foto: WSL

Já Jesse e Ian vivem situação dramática. Os dois tem a mesma pontuação e precisam somar em torno de 12.000 pontos para não serem “rebaixados”. Isso seria equivalente a duas semifinais e nenhum deles conseguiu chegar nem a quartas em 2018.

Wildcards

Samuel Pupo é a novidade no MEO Rip Curl Pro Portugal 2018. Foto: Luis Patia

Algumas mudanças nos wildcards, com relação às últimas etapas. O australiano Mikey Wright, que vinha sendo convidado constantemente e, por isso, já se garantiu no CT 2019, não ganhou o convite dessa vez. Além disso, o australiano Joel Parkinson desistiu por lesão. Sendo assim, o jovem brasileiro Samuel Pupo, irmão de Miguel e que se sagrou campeão sul-americano júnior há duas semanas, ganhou uma chance. Além dele, foram chamados os locais Vasco Ribeiro, que já chegou a uma semifinal em Supertubos no ano de 2015, e Miguel Blanco. O australiano Ryan Callinan, que chegou à final na França, também foi chamado.

Assista à análise da etapa da França:

Mais em Surfe