Siga o OTD

Polo Aquático

Brasil Open tem início na próxima semana em São Paulo

Ricardo Bufolin / ECP

Brasil Open de Pólo Aquático começa na próxima segunda-feira (11), na capital paulista

Começa nesta segunda-feira (11/6) o Brasil Open de Polo Aquático, torneio que adquire nível internacional com os clubes brasileiros reforçados por atletas que atuam principalmente na Europa. A competição feminina estará dividida em duas sedes: Pinheiros e Paulistano, enquanto a masculina terá todos os jogos no Pinheiros, sede inédita do campeonato, ambas de 11 a 16 de junho.

A equipe feminina é a atual campeão. Venceu o Flamengo em 2017 no Maria Lenk (RJ) por 7 a 6 em final épica. Neste ano, o time do técnico Roberto Chiappini recebe os reforços de Marina Zablite (ESP), Mélani Dias (HUN), Viviane Bahia (FRA) e Gabriela Mantelatto (Havaí). As quatro jogadoras mantêm vínculo com o Pinheiros apesar de atuarem no exterior.

Entre idas e vindas da Hungria desde meados de 2017, Mélani já disputou neste ano algumas partidas do campeonato paulista pelo Pinheiros, clube que defende há quatro anos. “A gente que vem de fora, mesmo em férias chega com ritmo forte de jogo porque nos países da Europa o calendário é intenso. Basta uma rápida reintegração para encaixar no time”, avalia a atacante.

“No Brasil não temos tantos campeonatos quanto lá fora, mas já existe um amadurecimento gradativo. Quem vai para a Europa, porém, evolui muito mais rápido porque joga pelo menos uma vez por semana”, observa Mélani. O Pinheiros estreia no Brasil Open nesta segunda-feira (11) contra o Sesi-SP no Paulistano. No mesmo dia o time masculino faz seu primeiro jogo com o atual campeão, Fluminense, às 20h no Pinheiros.

Aproveitando a casa – Em busca de um título inédito, o time masculino conta com os reforços do atleta olímpico Grummy, atualmente no Savona da Itália e do goleiro croata Egon. Para o atacante Felipe dos Santos, o Charuto, que também disputou os Jogos Rio 2016, a ideia está fixa no título. “O torcedor pode ter a certeza de que nos dedicaremos 250%. A vontade de jogar está aumentando com a aproximação do torneio”.

A exemplo do Pinheiros, as equipes aproveitam a oportunidade oferecida pelo torneio de ‘tiro curto’ e também repatriam brasileiros e trazem estrangeiros – regulamento permite no máximo dois. “Apesar de os outros clubes estarem se reforçando também, precisamos impor nosso conjunto. O Pinheiros está nos oferecendo a estrutura necessária para que façamos nossa parte na piscina”, afirma Charuto, MVP do Brasil Open de 2016.

O Brasil Open reunirá oito times masculinos divididos em dois grupos com quatro equipes. No A jogam, Pinheiros, Fluminense, Flamengo e Paineiras. No B, Paulistano, Sesi-SP, Botafogo e Internacional, de Santos. Nas quartas de final haverá cruzamento de primeiros contra quartos colocados e de segundos contra terceiros.

Mais em Polo Aquático