Siga o OTD

Polo Aquático

Atleta olímpico do Brasil em 1968 morre vítima de coronavírus

Fernando Sandoval representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do México; paulistano também trabalhou como jornalista nos principais veículos do país

Uma nota triste nessa sexta-feira (1) para o polo aquático brasileiro. Faleceu hoje, aos 78 anos de idade, Fernando Antonio Sampaio Sandoval, atleta olímpico que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos da Cidade do México em 1968. Ele estava internado em São Paulo na luta contra o coronavírus.

Fernando Sandoval nasceu na capital paulista, em 18 de novembro de 1942. Começou sua carreira nas piscinas na natação antes de mudar para o polo aquático, modalidade que o conquistou, aos 16 anos de idade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em 1967, aos 25 anos, conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan Americanos de Winnipeg, no Canadá. Um ano depois, Fernando Sandoval teve a honra de integrar a equipe do Brasil que terminou em 13º lugar na Olimpíada do México.

+ CONFIRA LISTA COM ATLETAS CONTAMINADOS PELO CORONAVÍRUS

Sandoval jogou pelo Paulistano, seu clube de coração, e pelo Botafogo-RJ, antes de se aposentar em 1969 para se dedicar ao jornalismo. O paulistano trabalhou para grandes veículos de comunicação brasileiros, como o Estado de São Paulo, Revista Veja e Istoé. Era muito amigo do também jornalista Mino Carta, um dos principais diretores da história da Veja e atual diretor da Carta Capital.

Mino Carta, diretor da Carta Capital e grande amigo de Fernando Sandoval, ex-atleta olímpico do polo aquático na Olimpíada da 1968 vítima do coronavírus. (reprodução Carta Capital)
Mino Carta, diretor da Carta Capital e grande amigo de Fernando Sandoval (reprodução Carta Capital)

Até a data da sua morte, Sandoval seguiu nadando nas piscinas do clube Paulistano, do qual era sócio. O ex-atleta também era fã assíduo e praticante de golfe.

Sandoval estava em tratamento contra o coronavírus, mas acabou não resistindo nessa sexta-feira. O ex-atleta olímpico deixa a esposa e dois filhos.

Mais em Polo Aquático