Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Promessa Ieda Guimarães comemora ano com vaga olímpica

Ieda Guimarães, de apenas 19 anos, conquistou a vaga com o quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos do ano passado

O ano de 2019 foi especial para Ieda Guimarães, do pentatlo moderno. Ela ficou em quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no final de julho, e se garantiu na Olimpíada de Tóquio 2020. O torneio continental dava cinco vagas para a grande evento no esporte este ano.

“É um dos anos que mais vai marcar na minha carreira”, disse Ieda Guimarães, durante a entrega do Prêmio Brasil Olímpico em dezembro do ano passado. “Eu treinei bastante e fiquei muito feliz com os resultados que eu tive esse ano”, acrescentou.

Sobre os Jogos, mostrou confiança. “O pentatlo moderno é um esporte onde tudo pode acontecer. Em uma prova acontecem muitas variáveis, então é chegar lá e dar o meu melhor, porque a medalha é uma consequência disso”.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Com apenas 19 anos, Ieda Guimarães foi eleita em 2019 pelo segundo ano consecutivo a Melhor Pentatleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico. Ela fechou o ano passado na 75ª colocação do ranking mundial e em 22º no ranking olímpico de Tóquio 2020.

Pentatlo moderno

O pentatlo moderno é formado por cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo e a Laser Run, que reúne corrida e tiro a laser.

Na esgrima os pentatletas se enfrentam todos contra todos com espada. A natação são tiros de 200 metros livre contra o relógio, ou seja, só o tempo importa. No hipismo montam um cavalo desconhecido em um trajeto de 350m a 450m com 12 obstáculos de no máximo 1,2m, sendo um duplo e um triplo.

O Laser Run sempre fecha a competição. Os atletas largam em corrida e dão a primeira parada para o tiro, tendo que atingir 5 vezes o alvo. Depois, a cada 800 metros percorridos fazem novamente os disparos até completar 4 séries.

Ao final das cinco provas, quem somar mais pontos leva.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pentatlo Moderno